Essa figura, que tanta raiva causou a tantos, é criação minha. Foi um projeto que levei avante de criar alguns heterônimos e colocá-los como comentaristas no Blog para retratar personalidades da nossa época. Foi um sucesso maior do que eu esperava.
Por que? Toda e qualquer ação do Ezequiel foram copiadas das ações, afirmações e pensamentos de inúmeros crentes evangélicos com os quais cruzei na minha vida cristã. É por essa razão que o personagem é tão vívido, a ponto de todos acreditarem ser real.
Tenho que confessar uma coisa: eu me diverti muito com as diversas reações de muitos de vocês.
A estratégia usada foi a mesma usada pelos autores do desenho seriado Simpsons; Por que esse desenho nos incomoda? Justamente porque por nos mostrar como somos mas não admitimos sê-lo.
O Ezequiel da Silva é um pouco de todos nós, um Frank Satin no qual costurei um pedaço de você, de mim, de nós.
Reaja. Xingue. Reclame.
Enfim, gostaria de ver o seu comentário.
Vim com sede ao pote ler essa postagem.
ResponderExcluirEzequiel Da Silva, o que será que esse garoto aprontou pra virar título de postagem, foi o que pensei. Vim seca e curiosa! Deve ter ultrapassado o limite do absurdo e vai finalmente levar uma bronca do Xyko Motta. Mesmo assim, não seria demais expor o garoto dessa forma?!
Milésimos de segundos, tempo suficiente para todos esses pensamentos. E eu estava de pé.
Sentei na cadeira pra ler e levantei de novo.“O QUEEE?????”, fiz um enorme “não acredito”!!!
O que é isso?! Que absurdo!...outro milésimo, outros pensamentos. Paciência...resolvi admitir que a princípio não gostei da brincadeira. Quantas vezes passei raiva lendo comentários do tal azedo...
...e foi tudo forjado!
Indignação de nada, vencida logo por insistente gargalhada! Não ia fazer eu o papel do Ezequiel! Fui convencida por minhas inclinações literárias que heterônimos e afins enriquecem o discurso e, de fato, são recursos estilísticos inteligentes, senhores de uma graça particular.
Sendo assim, já que a anedota é literária, enquanto leitora do blog, deixo aqui meu depoimento sobre o caso. Além do mais, iludida pelo sortilégio do autor deste blog, resta agora brincar com a personagem. Como será que cada um imaginou o dito cujo? Para mim era garoto, moleque, adolescente...
Mas espera aí!! Tem uma coisa que ainda não entendi...o que será que fez o autor revelar seu segredo?
Divirta-se de novo e sempre, Xyko Motta.
Um abraço,
Dayana. :-)
Chico.
ResponderExcluirFaço minha a pergunta da Dayana!!!
Durante todo este tempo em que o Ezequiel foi figura constante no blog, tive várias reações, todas ruins em relação à ele.
O dito cujo serviu tanto para mostrar o que muita gente pensa e não admite, como você mesmo disse, mas também para expor nossa intolerância com aquele que pensa diferente de nós.
Não foram poucas as vezes que eu explodi!!
Sempre vinha a vontade de responder "a altura". Como se fosse eu a certa!! Aliás, é o que a gente sempre pensa: eu é que conheço a verdade, minha igreja é que é detentora da verdade!! Nos esquecemos que somos servos, servimos àquele que é a Verdade. E para isto o Ezequiel serviu de espelho para nós, era a nossa face.
Chico, o Ezequiel foi muito didático.
Fico esperando a próxima arte sua, porque este blog e seu autor terão vida longa!!!
Tô com muitas saudades!!
Beijos
Célia
É Xykão... Essa pegou mesmo, Bateu fundo!
ResponderExcluirConfesso que várias vezes fiquei com sentimentos ruins em relação ao "Ezequiel"... Pensava ser um jovem, com experiencias difíceis e sem muitas oportunidades de amar e de ser amado. Um "cara" amargo, radical, insolente e por aí a fora.
Viu quanto sentimento? Caramba... EU pensei tudo isso!
Obrigado Xyko, por mais esta oportunidade de me enxergar melhor.
Que Deus te abençoe cada vez mais!
Um abraço, meu irmão, amigo e Pastor.
Inté,
Luís Fernando.
Força, Chico! Força Denise! Força Cíntia!
ResponderExcluirHoje você voltou pra casa Chico. Obrigado por toda a influência que você teve na vida de tantas pessoas, inclusive na minha.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInteressante o último texto do blog postado pelo Xyko ter sido essa revelação... talvez ele a tenha feito por já pensar na possibilidade de breve voltar para casa, como disse o Eduardo.
ResponderExcluirInteressante também como a permanência do blog deixa viva a figura do Xyko em nossas mentes e corações, pelas ricas e enriquecedoras experiências que passou e compartilhou, revelando a maturidade, o amor, a sensibilidade oferecidos por Deus ao Xyko (e um pouco a nós, leitores/as, por extensão) por meio destas experiências.
ResponderExcluirVou sentir muito a falta das meditações do Chyco! Ele foi um exemplo pra mim, e vai continuar sendo! Suas obras, motivadas por sua fé e fruto de sua salvalçao, sempre falaram profundamente ao meu coração. Saudades!
ResponderExcluirAssim que eu ligava o computador, a primeira coisa que eu acessava era o blog do Chico...ontem fui direto para o blog dele, e daí lembrei que ele não está mais por aqui... Do jeito que ele gostava de conversar, deve estar agora caminhando ao lado de Jesus, em altos papos! Sinto demais a ausência do Chico, mas sei que ele está feliz! Não vejo o céu como um lugar onde as pessoas ficam sentadas nas nuvens tocando harpa...Creio que há muito o que fazer por lá(Jesus não disse que o Pai trabalhava até agora?)e posso imaginar o Chico pra cá e pra lá,servindo ao seu Senhor! Um dia estaremos juntos novamente, meu amigo... não esqueci que temos um encontro marcado... o local eu já sei: debaixo da árvore da vida, a data, só o Senhor sabe...mas certamente estarei lá! Pode me esperar...
ResponderExcluirDurante toda a existência do blog do Xyko, li avidamente todas suas mensagens, pois delas sempre conseguia extrair ensinamentos sábios e edificantes para minha vida. Hoje não há mais mensagens no blog, mas há um exemplo marcante e a vívida lembrança de um homem de Deus, que exibiu o verdadeiro cristianismo bem pertinho de nós. Homenagem e saudades ao Pr Xyko Motta desde os EUA. Mercedes
ResponderExcluirPassava por esse blog do Pr. Chico todos os dias, para ler suas mensagens e extrair um pouco de Deus dos seus posts...
ResponderExcluirO Pr. Chico foi um exemplo de vida e fé para mim, e para muitas outras pessoas... Sentirei muita falta de suas sábias palavras.
O Ezequiel intrigava porque identificamos nele certos preconceitos que estão em nós. O Xyko me intrigava porque não encontrava nele certas coisas que existiam em mim.
ResponderExcluirConvivi mais de um ano com esse querido homem de Deus. Confesso que aquele hospital foi um teste para a sinceridade da minha fé. A começar pelos olhos do Pr. Xyko. Eram olhos sem julgamento mas eram tão sinceros e demonstravam tanto amor, que desmontavam minhas projeções e mascaras. Ali no hospital, perto do Xyko, eu não conseguia fugir, eu tinha que ser eu mesmo, o que sou no intimo.
Que eu jamais me esqueça dos momentos que estive com ele ali.
Silas
Caro amigo Xyko,
ResponderExcluirDesculpe, mas só tive coragem de escrever alguma coisa hoje...
Quando cheguei há uma semana na capela da sua despedida, notei muitas coroas de flores, mas nunca mais me esquecerei daquele ipê roxo na entrada, a coroa de flores enviada pelo Pai para você...
Quando fui embora liguei o rádio e tocou este trecho da música Lucidez, interpretada pela Beth Carvalho (fui procurar depois, pois eu não conhecia):
"Onde a lucidez se aninhar
Pode deixar
Quando a solidão apertar
Olhe pro lado
Olhe pro lado
Que eu estarei por lá"
É isso aí, companheiro, entendi seu recado...
Saudades e até breve...
Paz,
Oi Dê!
ResponderExcluirHoje, quando acordei, não pude deixar de me lembrar do Chico e de você, afinal, hoje ele completaria 60 anos... Porém, continua sendo um dia de comemoração, pois será o primeiro aniversário na presença de Deus por completo, livre de tudo o que poderia estar afligindo ou preocupando-o, tanto física quanto emocional e espiritualmente.
A nós fica a saudade de alguém muito querido, mas fica também a certeza de que um dia todos nos reencontraremos e nos reuniremos novamente, e de uma maneira mais intensa e alegre do que jamais podemos imaginar.
O Pastor Francisco Motta, o Xyco, como se declarava em seus textos, foi o único pastor, dentre os que conheci, que não ficava um dia inteiro defronte computadores, como se isso fosse levar o amor ao próximo. Seus colegas de pastoreio não iam a hospitais levar a palavra de Deus a quem mais precisava dela: os doentes terminais. O Xyco converteu mais gente do que qualquer outro pastor, e jamais fez de sua situação física (cadeirante) motivo de qualquer descontentamento contra Deus. Eu o segui pelos corredores do HC da Unicamp e vi olhares de dor, de sofrimento, se converterem em sorrisos de alegria quando o Xyco entrava nos quartos, com seu vozeirão de "locutor de FM", como eu o chamava. Você não morreu, Xyco. Enquanto houver pessoas que o acompanharam em suas peregrinações entre doentes, você estará ali, no HC, vivinho! Seu blog levou o amor ao próximo para centenas de pessoas. Nada de ficar na igreja, digitando sabe-se-lá-o-que! Você cumpriu à risca o mandamento: Ide e pregai!
ResponderExcluirSaudades imensas suas, meu grande e dileto amigo Xyco Motta!
Por algum tempo li o blog diariamente. Depois, com a correria do dia a dia passei a lê-lo semanalmente e quinzenalmente. Lia toda a reflexão postada pelo Xyko.
ResponderExcluirO conheci pela internet (pelo blog) e tive o prazer e a oportunidade de sair de Brasília e ir a Campinas especialmente para conhecê-lo, juntamente com a Denise (sua linda esposa). O Xyko juntamente com suas mensagens diárias colaboraram para um momento muito difícil na minha vida. Agradeço a Deus por todas as palavras, por todas as mensagens e por todas as lições vindas lá do alto céu. Estou sem acreditar, e ao mesmo tempo feliz, porque tenho certeza de que agora, nesse momento o Xyko esta andando ao lado do Senhor.
Com lágrimas nos olhos e um grande aperto no coração, me despeço e desejo à Denise e a todos os amigos próximos (Célia, Denise, Cintia, Venâncio) o meu mais profundo sentimento.
Até mais amigo. A gente se vê.
Flávia
Brasília-DF
Nem sei porque você se foi
ResponderExcluirQuanta saudade eu senti
E de tristeza vou viver
E aquele adeus, não pude dar
Você mudou a minha vida
Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E solidão que em minha porta bate, iê...
E eu gostava tanto de você iê iê iê, iê iê iê..
Gostava tanto de você
Eu corro e fujo desta sombra
Em sonhos vejo esse passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o teu retrato
Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você
E eu gostava tanto de você iê iê iê, iê iê iê..
Gostava tanto de você
E eu gostava tanto de você(você)
Gostava tanto de você...
Não sei porque você se foi
Quanta saudade eu senti
E de tristeza vou viver
E aquele adeus, não pude dar
Você mudou a minha vida...
Chego a ter medo do futuro
E solidão
Uh!
E eu(E eu), gostava tanto de você
Gostava tanto de você
E eu, gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
ê...
Quanto ao Chico,
ResponderExcluirEstive com ele na Unicamp no dia 28 de junho.
Conversamos, falei do Vinicius, ele brincou com o Vinícius e me disse algo mais ou menos assim: " iedinha, ele tá tão bem, tão alegre" Essa alegria compensa qualquer coisa".
Vinicius querendo mexer na cadeira de rodas e ele fazendo caretas pra ele e mostrando-lhe que já sabe fazer jóia...
Pouco tempo depois, lá se foi o Chico conversar e confortar outras mães da gastro cirurgia pediátrica.
Eu ali, não sou só a conhecida de seu irmão e de sua cunhada.
Eu ali sou uma das mães que leva o filho para fazer acompanhamento, tratamento na Unicamp.
Eu sou uma das muitas mães que carregada de pensamentos, de sentimento espera por uma palavra amiga, por um conforto, por um olhar...
E ele, muitas vezes chegava justamente para isso... para nos dar uma injeção de animo e de esperança..
Dia 14 foi a endoscopia do Vinicius na Unicamp e nao visitamos o Chico que estava internado.
Terminou o exame do Vi, almoçamos e viemos embora..
....dias depois o falecimento. Senti algo bem estranho quando vc me falou. Senti muita tristeza.
Retornei na Unicamp no ultimo dia 02 de agosto e andando pelos corredores daquele hospital, observando as pessoas que ali estavam, não pude conter a minha tristeza em não encontrar o Chico ali.
Eu gostava de saber que iria encontrar com ele, que ele brincaria com Vinícius e que ajudaria a pensar um pouco mais na vida... Ele me faz falta.
Aprendi com o Xyko uma interpretação para este versículo:
ResponderExcluirEstando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. Eclesiastes 11:3
...e é a seguinte: "há bênçãos nos fatos da vida que não podemos mudar - árvore que cai para um lado ou outro, ainda que as nuvens nos impeçam de vê-las". Isto causou grande inpacto sobre mim na época e foi uma das maiores lições sobre fé e confiança em Deus que eu jamais tive. Agradeci ao Xyko por ter me mostrado isso e a Deus por tê-lo abençoado com o dom de bem-influenciar as pessoas com sua maneira de ver a verdade nas Escrituras! Louvo a Deus pela vida do Xyko e agradeço o privilégio de tê-lo conhecido.
Essa terrível dor chamada saudade é algo que não se cura, não passa e nem diminue. A única coisa a fazer é dividí-la uns com os outros. Dessa forma, ela se torna suportável.
ResponderExcluirSaudades eternas desse grande amigo.
http://ronaldoweb.blogspot.com/2009/03/conheca-lo-e-tudo.html
Relendo alguns textos meus encontrei comentário do meu querido amigo Xyco Motta.
ResponderExcluirSaudades, sempre!
The aгticlе featurеs pгoѵеn useful to us.
ResponderExcluirIt’s еxtrеmely educatiοnal аnd уou are certainly ѵery knoωledgeаble іn this aгeа.
You get poppеd ouг eуe іn order to
vаrying opinion οf this kind οf topic togethеr ωith intriguing аnd
rеliable artiсlеѕ.
My blog post: labdegaragem.com.br
Also visit my website - viagra online
It іs quite strаightfοrwаrd tο
ResponderExcluiruse the Εco-fгiendly Smοke wholesome eleсtrοnic cigaretteѕ.
My pагtnег and i haгdly noticed
when my own ωoгk strain leaded mе tο the habit οf
smoκing. Stress as wеll as cigarettes bесаme
a deadly combinatiоn fоr me. I needed to give up οn
the tar rich conventional smoking with these marvеlоus options
in the markеt. Today, My partner аnd i inhalе еxaсtly the flavоred zеro
tοbacco e-сigs. This prevеnts a check on my small cigarеttе uгges.
I am nоt а chain smoker any longeг.
Here is my sіte - green smoke reviews