sábado, 22 de setembro de 2007

É COMPLEXO NÃO TER COMPLEXO


Tenho na sala do apartamento onde moro um porta-retrato com uma fotografia de quando eu era menino. Ali eu devo ter uns 6 ou 7 anos. Estou na praia lá de Santos, cidade onde nasci, com meus dois irmãos.
Estou sentado no carrinho que usava antes de ter minha primeira cadeira de rodas. Nós 3 estamos sem camisa e só de calção de banho.
Esses detalhes podem parecer dispensáveis, mas o assunto que vamos abordar é mais complexo do que a foto pode revelar, por essa razão é que cada detalhe tem sua importância.
Minha mãe me ensinou a não ter complexo por ser paralítico. Por algumas outras pessoas, amigos e até parentes, eu viveria sem sair de casa, e dependendo da ocasião, por eles, quando recebêssemos visitas, nem do quarto eu deveria sair.
Ela, a minha mãe, sempre me tratou da mesma forma que tratava meus irmãos.
Eu usava shorts, apesar de um parente chegado achar que minhas pernas deveriam ficar cobertas para esconder as seqüelas da poliomielite e também as cicatrizes das cirurgias às quais me submeti.
Quando merecia ser disciplinado eu apanhava, apesar de a minha avó declarar que só os outros dois deveriam ser castigados.
Como meus irmãos, eu ia à praia (tem a foto para você ver), passeava, estudava, tinha responsabilidades e convivia naturalmente com todo mundo. Eu era (e sou) como todas as pessoas, só que com limites de locomoção.
No momento em que "me vi assim", quando me conscientizei da minha realidade, resolvi ser como os outros e superar de algumas formas meus limites. E foi assim que fiz.
Quando Jesus Cristo viu um homem paralítico que desceu do telhado para estar bem na frente d’Ele, disse primeiramente que os seus pecados estavam perdoados. E Jesus o fez assim porque o maior problema daquele homem era espiritual. Problema espiritual é toda e qualquer coisa que nos separa de Deus. Só depois de isso resolvido é que o Senhor tratou do seu problema físico, curando-o.
Me lembro direitinho do dia em que percebi que o meu maior problema era espiritual. Uma limitação que por meios humanos não pode ser superada. Graças a Deus pela cruz. Só Cristo podia fazê-lo por mim. E foi assim que Ele o fez.
Não é maravilhoso? Aquilo que não posso fazer, Deus o faz!
Você é igual aos outros. E você é igual a mim.
Quais são seus limites?
Qual seu maior problema?

3 comentários:

  1. Meu caro Chico,
    Eu nunca me aproximei de você por achar que vc precisasse de ajuda. Ao contrário, você é quem tem me ajudado. Entre as partes que compõem nosso corpo mortal e finito, sem dúvida o cérebro é a parte mais importante. Vive-se sem pernas, sem braços, sem mãos, mas não se vive sem o cérebro.
    O que você faz pelos milhares de pecadores que encontrou em sua vida vem de sua inteligência, de seu cérebro. Não acredito nesse negócio de dizer que "coisas boas vêm do coração". Coração não pensa, não avalia, não compara, não comanda a voz, não transmite o Plano da Salvação, não nos faz chorar ou rir. Quer saber? O coração nem mesmo nos faz amigos, pois amizade é algo muito intelectual, no sentido de interações entre neurônios. Assim, Deus colocou um bom cérebro em sua cabeça, e vc sabe como usá-lo, como arquitetar seus planos para salvar uma alma perdida, ou outra que se esvai, no final da vida terrestre.
    Chico, você é completo na missão de Deus, e, posso até apostar, é assim que Ele te vê.
    Obrigado por sua ajuda, meu caro amigo. Continue a escrever seus textos e terá em mim um leitor atento, sempre.
    Um abraço irmão.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chico!!!!
    Achei muito legal seu blog e também esta história de vida... Me ensinou muito e ajudou-me a tirar definitivamente alguns complexos de minha vida.
    Sua Mãe foi ótima ao te tratar com igualdade perante seus irmãos, sobretudo, ao discipliná-lo quando foi preciso... Um forte abraço Chico! até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Olá Chico, obrigado por, através de sua vida, nos fazer crescer nEle com importantes reflexões acerca de quem nós somos.

    ResponderExcluir