terça-feira, 18 de março de 2008

COMEMORANDO A PÁSCOA COM OS CATÓLICOS

Tenho duas grandes amigas e irmãs católicas que levam Deus muito a sério. Não hesitaria nem um momento sequer em afirmar que são convertidas.
Pois bem. As duas me falaram que estão fazendo penitência nessa quaresma. É claro que essa expressão me causou estranheza. Afinal das contas eu sou evangélico. Então tive um bate-papo com uma delas para poder entender a razão dessa prática. E não é que a coisa fez sentido para mim?!
É o seguinte. A Igreja católica prescreve que seus seguidores façam três coisas nesses dias que antecedem a Páscoa: confissão dos pecados, penitência e dar esmolas. Quando a minha amiga falou todos esses termos, no primeiro momento não entendi e preconceituosamente achei que não concordava, até que ela me explicou.
O que é recomendado é que o cristão faça desse período um tempo de reconciliação. Com Deus, consigo mesmo e com o próximo.
A confissão de pecados nos proporciona a reconciliação com Deus, já que todo pecado, além de causar estragos na nossa vida, quebra a comunhão com Deus. (Observação: os católicos se valem da confissão auricular com o sacerdote, mas não vamos discutir esse assunto)
A penitência é o abandono de qualquer prática habitual ou viciosa, que demande excessivamente nossa atenção, tempo, dinheiro ou até mesmo nossos pensamentos. São coisas que tendem a tomar o lugar de Deus em nossa vida. Ao nos privarmos dessas coisas, nos vemos, a nós mesmos, de uma outra forma.
E a esmola seria o compartilhar com o próximo uma parte daquilo que Deus nos tem dado na sua infinita misericórdia.
Sim. Concordo com você que está pensando que essas coisas devem ser feitas não só na Páscoa, e sim o ano todo. Mas não é o só praticar isso nesse tempo o que a Igreja Católica preconiza. A Páscoa é uma excelente ocasião para nos recordar das nossas obrigações cristãs, e nos exortar a continuar ou voltar a praticá-las.
Boa Páscoa.

2 comentários:

  1. Feliz Páscoa Xico!

    Obrigada pela atenção de querer comemorar a Páscoa conosco também, com certeza Deus se alegra muito, pois nos quer verdadeiramente unidos com Ele, para que a Páscoa tenha mesmo sentido completo!
    Viva Jesus que ressuscitou!

    Beijo doce! Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ana, por você estar sempre presente no nosso Bog. Isso é enriquecedor.
    Abração, Xyko.

    ResponderExcluir