terça-feira, 4 de março de 2008

JÓ E O MAFIOSO DO FILME

Assisti a uma cena de um filme (que não vale a pena indicar) em que um chefe da Máfia, para mostrar ao mocinho a fidelidade de seus seguidores, chama um segurança do tamanho de um guarda-roupa, manda-o estender o braço e o queima com um charuto aceso. O segurança agüenta. O mafioso não faria isso com um guarda-costas sob suspeita de traição ou que fosse sabidamente fraco à dor.

O que Deus fez com Jó foi isso? Com certeza não. O caráter de Deus não é igual ao do mafioso. Seria algo parecido com um "amigo" deixar dinheiro em cima da mesa para ver se o companheiro rouba ou é de confiança.

“Pelo que vós, homens sensatos, escutai-me: longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do Todo-Poderoso o cometer injustiça. Pois retribui ao homem segundo as suas obras e faz que a cada um toque segundo o seu caminho. Na verdade, Deus não procede maliciosamente; nem o Todo-Poderoso perverte o juízo.” (Jó 34:10-12)

Devemos definir o que é bem e mal. O que Jó sofreu foi um bem.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Quanto maiores e difíceis as coisas que Deus nos pede, maior é o elogio que Ele nos está fazendo.

E sempre dá para suportar:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)

O QUE NÃO PODEMOS CONCLUIR:

Que todas as aflições que sofremos é castigo pelos nossos pecados. Foi justamente essa acusação que os "amigos" de Jó fizeram contra ele.

Que basta orarmos com fé e a aflição será removida por Deus.

Que Deus há de nos dar em dobro aqui na terra as perdas sofridas.

O QUE PODEMOS CONCLUIR:

Que todo sofrimento e aflição que passamos é uma chance que Deus dá aos outros de serem bons.

E quando os outros passam por dificuldades? É a nossa chance de sermos bons.

Finalmente, mal é a aflição inutil, da qual não tiramos proveito algum.

Então, que proveito Jó obteve com todas aquelas aflições? Com certeza não foi o receber o dobro de volta. Absolutamente não. Aliás, há até quem diga que esse final do livro é um acréscimo posterior. O que Deus fez na vida de Jó foi amadurecer a fé desse paciencioso homem. Ele obteve um conhecimento mais concreto e profundo de Deus. Benditas aflições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário