sábado, 29 de março de 2008

QUANDO CADA MINUTO VALE OURO

Segunda-feira passada fui ao cinema. O filme mostra dois homens que sabem que vão morrer em breve e realizam alguns desejos no pouco tempo que lhes resta. É ficção, mas muito interessante, dá o que pensar.
Isso me fez lembrar de um livro que li, o qual conta a história, essa real, de um executivo que também sabe que vai morrer e realiza algumas coisas listadas como últimos projetos. Uma delas é escrever o tal livro, que teve que ser terminado pela esposa. Achei melhor o livro do que o filme, mas ambos valem a pena. (Informações sobre o livro e o filme estão abaixo)
Um ou dois dias depois, a Denise, minha mulher, me perguntou o que eu gostaria de fazer se estivesse na mesma situação. Na hora eu não soube o que responder, mas comecei a pensar.
Existem coisas que logicamente eu gostaria de fazer mas não dependem só do meu querer. Por exemplo, visitar um castelo na Europa. Mas alguns outros desejos poderiam ser realizados sem que eu dependesse de outras pessoas ou de ter dinheiro.
Eis alguns desses desejos.
A primeira coisa que eu faria é separar muitíssimo tempo para orar. Deus, e eu com a minha Bíblia em um lugar bem silencioso. Muitas horas seriam investidas nisso.
Depois, eu priorizaria ficar junto da Denise. Horas e mais horas com ela.
Conversar com algumas pessoas seria o terceiro item da lista. Claro que para cada um eu teria um assunto específico para falar, pensado com antecedência nos mínimos detalhes. Até fiz uma lista de quais seriam essas pessoas.
E por último, faria um diário de tudo. Pode ser que eu não registrasse tudo dia após dia, mas os momentos, experiências, emoções e idéias mais importantes seriam registradas.
Mas aí e perguntei: por que esperar estar morrendo para realizar tudo isso? Se pensarmos bem, estamos morrendo a cada momento. Se são projetos de valor para mim, por que não começar a relizá-los? Então, está decidido. Vou fazer tudo isso.
INFORMAÇÕES:
Antes de Partir (The Bucket List) – Comédia dramática. 97 min. Estados Unidos, 2007. Direção: Rob Reiner. Com: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Serena Reeder. Dois idosos com doenças terminais decidem realizar uma lista de desejos e embarcam em aventura que inclui corridas em alta velocidade, grandes refeições e partidas de pôquer.
O título do livro é CLARO COMO O DIA
O autor é EUGENE O’KELLY

3 comentários:

  1. Meu amigo,
    Como já diriam os monges ao se cumprimentar logo pela manhã:
    - "Memento moris(Vais morrer)
    - Carpem diem!(Aproveite bem o seu dia!)
    É isto mesmo, porque esperar, se isto já está acontecendo a cada dia! Isto me fez lembrar uma das músicas que mais gosto que diz assim: "Que santidade de Vida! Que homens devemos ser! Pois se tudo no Céu e na Terra o Senhor chamará! Que respeito para com Deus, que luta devemos travar. No novo Céu e na nova Terra iremos morar!...Que o Senhor nos encontre em paz, puros e santos!...Mas o Senhor virá, e ele não tardará, que eu seja santo, santo , santo, pois Deus é Santo! Santo! Santo!”
    Então vamos à luta, afinal, queremos estar prontos quando o Senhor vier nos buscar! E devemos deixar rastros do Céu por onde passarmos!
    Que Deus nos ajude, e o Espírito Santo nos conduza!
    Obrigada pelas suas sábias palavras!
    Beijo, Ana Paula.

    ResponderExcluir
  2. Cara Ana, é como alguém já disse: vivemos como se não fôssemos morrer e morremos como se não tivéssemos vivido.
    Abração, Xyko.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Xico!
    Confesso que quando li este título, pensei que fosse sobre o Nino, afinal tenho visto como isto é real pra você que ainda o tem aqui para vê-lo com os olhos; Cada minuto vale ouro, verdadeiramente! Aqui vemos que o ouro deste mundo não é nada comparável ao Tesouro que Deus nos dá!
    Deus te ajude! E como eu sempre digo, é ruím pra quem fica!
    conte com minhas orações!
    Ana

    ResponderExcluir