sábado, 21 de junho de 2008

ESPERANDO NO PONTO DO ÔNIBUS


Uma pessoa esperando um ônibus no ponto é uma ótima ilustração para a FÉ. Ela está esperando uma coisa, um fato, baseada em informações confiáveis e seguras. Ela espera certa de que a condução há de vir e, embora ainda não veja o ônibus, está convicta de que ele virá.
Há pessoas que não acreditam e vão a pé. Outras mesmo não acreditando ficam ali paradas, esperando para ver no que vai dar. Outras querem provas. Ainda há daquelas que nem mesmo vendo o ônibus ali parado acreditam.
Dói pensar que existem muitos que esperam no ponto errado. Foram enganadas por quem as instruiu.
Fanatismo é quando as pessoas, sem nenhuma base, ficam esperando o ônibus em lugares absurdos, como por exemplo, na sala de espera de um consultório médico. Às vezes até dão a vida por essa crença edificada sobre nada, sem fundamento algum a não ser o emocionalismo.
E, por fim, terrível é lembrar que muitos e muitos perdem o último ônibus!!

2 comentários:

  1. Acho que usar o onibus como metáfora seria mais interessante se fosse visto como algo racional.
    1. Todos nos já vimos um onibus. Existem vários modelos, para vários tipos de viagem. O onibus circular tem entre 2 a 4 portas, vem como o destino escrito em um painel em sua frente e tem rota pre-definida por um grupo de pessoas que ainda estão, na sua maioria, vivas.
    2. Esperar um onibus não é aleatório. Espera-se um onibus pela experiencia propria de tê-lo visto, já ter usado seu serviço, ter tomado naquele lugar onde está o ponto. Na primeira vez que se precisa usar esse serviço, sempre existe a duvida, mas sempre tem alguem com uma experiencia maior que a sua que pode te afirmar se o seu onibus passa ou não ali. Caso não haja alguém, é só ler na placa ao lado do ponto se o seu onibus passa. Tudo bem explicado e com taxa mínima de estar errada.
    3. Esperar não é ter fé. Ninguém ficará mais do que alguns minutos parado em um ponto de onibus qualquer, esperando o seu onibus, só porque seus pais, seus maiores referenciais, lhe disseram que ele passa ali. Provavelmente eles ouviram também dos pais deles, ou de pessoas muito confiáveis, mas que também nunca colocaram a prova experimental de saber se o onibus passa ou não. Se eles tivessem tentado experimentar na primeira vez que ouviram, provavelmente nunca diriam para ir esperar onde não passa o onibus. Quem tem fé espera, mas não se espera simplesmente pela fé.

    ResponderExcluir
  2. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11:1 RA)
    O ônibus é a concretização, é o fato ou situação esperada com certeza porque se crê na sua realização. Comparar o ônibus com a fé seria o mesmo que dizermos que o céu é a minha fé.
    Valeu, Leandro.
    Um abraço, Xyko.

    ResponderExcluir