quinta-feira, 26 de junho de 2008

SILÊNCIO, HOSPITAL

Algumas das mais bonitas cenas vistas por nós lá no HC-UNICAMP é quando temos a oportunidade de observar um paciente em seu leito lendo a Bíblia. É comum ouvirmos de quem está ali internado o comentário de que no hospital o tempo não passa. Se a pessoa está bem disposta, é uma excelente oportunidade para a leitura bíblica, oração e reflexão.
Muitas vezes Deus nos prostra pela doença. Nós precisamos “parar” periodicamente, e não o fazemos. Essas paradas são fundamentais para a nossa saúde espiritual. Tendemos a pensar que essas paradas são uma interrupção da vida, mas não, fazem parte da vida, e podem até colaborar para melhorar nosso viver.
“E Jesus lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham.” (Marcos 6:31)
Outro dia eu estava conversando com uma amiga, a Ana Paula, e contando a ela o que li sobre um dos patriarcas do cristianismo, quando ainda não havia distinção entre católicos e evangélicos. Pois esse cristão (do qual não lembro o nome) tinha muito problema na área da sensualidade. Ele não podia ver uma mulher bonita que corria atrás. Mais ou menos como o Sansão da Bíblia. Essa era a área problemática para ele, como para alguns é a mentira, para outros o orgulho, ou talvez a dificuldade para amar, e por aí em diante.
Para resolver essa dificuldade ele fez o que era comum naquela época (e também o deveria ser para nós): foi para um lugar onde pudesse estar solitário e em silêncio. Mas enquanto fazia esse exercício espiritual, foi atormentado por muitos pensamentos que o remetiam invariavelmente ao seu grande problema.
Ao contar essas coisas para a Ana Paula, comentei que o mesmo tinha estragado todo o esforço do exercício, e ela retrucou dizendo que uma das razões de se buscar a solitude e o silêncio é deixar vir à tona nossos mais tenebrosos pensamentos. Assim ficamos sabendo qual área de nossa vida precisamos tratar. É mais ou menos como aquela velha regra a qual determina que para sabermos quem somos devemos avaliar o que fazemos quando ninguém está olhando. Quando nossos pensamentos estão soltos, voam para o que mais amamos.
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é.” (Provérbios 23:7a)
Isso dá o que pensar, não é mesmo?
“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:20-23)

Um comentário:

  1. Paz Xyko!
    E lendo, me lembrei da conversa, e pensei um pouco mais:
    Quando nos retiramos para o silêncio, em busca de um aprimoramento, de estar mais próximo de Deus, dizemos "não" pra muita coisa neste mundo. E dizemos SIM à voz de Deus! Ainda que seja uma hora!E aí, Deus não se deixa vencer em generosidade. Ainda que o combate seja grande, e será conforme o nosso discernimento espiritual, poderemos ver o pecado, e a voz de Deus nos dirá: "onde abundou o pecado, superabundou a graça" - E graça, é GRAÇA! Porém, daí a importância de conhecermos a palavra de Deus, a bíblia! Deus se utilizará dela para falar conosco. Depois disto, então cantemos assim:

    "Em minha dor, salva-me, Senhor!
    Faz-me ir além, torna-me alguém!
    Pois nada eu sou sem tua mão, Senhor.
    És minha paz e segurança, meu sentido e esperança.

    Vem em minha história,
    revelar tua glória
    Quero ver o amor vencer!
    Vem espírito santo,
    sopra em mim teu canto!
    Vem jorrar, me saciar.
    É na TUA VONTADE o meu lugar."

    Deus seja louvado!

    Abraço. Ana

    ResponderExcluir