terça-feira, 9 de outubro de 2007

O QUE APRENDI COM O XADREZ


Recentemente, em uma festa de aniversário uma determinada pessoa, citando um humorista famoso, me disse que o xadrez é excelente para desenvolver a capacidade de … jogar xadrez.

Não concordo. Estou mais afinado com o pensamento de Garry Kasparov: "O xadrez é uma imagem adeqüada p/ as lutas da vida!".

Obviamente eu não perdi de vista que a vida não é só "preto no branco". Existem as áreas "cinzas", que são, por exemplo, os valores éticos não absolutos, gostos diferentes, etc., mas o xadrez, como toda prática desportiva, nos ensina lições profundas e valiosas para a vida. Quem pratica sabe.

Para começar, uma das maiores lições dessa modalidade é treinar a concentração. Prestar atenção no que se está fazendo aumenta a qualidade da realização e diminui o risco de erros.

A concentração aliada ao treino nos permite realizar coisas fantásticas. Veja, por exemplo, as performances dos artistas do Cirque du Soleil.

Podemos aprender ainda a saber perder, a ter paciência, a vislumbrar e analisar cada possibilidade de uma determinada situação.

Uma outra lição extremamente valiosa que absorvi de um enxadrista chamado Tartakower é nunca desistir, ter perseverança. Veja o que ele disse: "Ninguém jamais ganhou uma partida abandonando-a".

Mas a maior de todas a lições que aprendi com o xadrez foi a que está brilhantemente dita nessa frase de Vassily Smyslov: "No xadrez, como na vida, seu adversário mais perigoso é você mesmo".

Note o seguinte: eu posso ganhar uma partida sem ter sido melhor do que o meu adversário, e posso perdê-la sem ter sido o pior! Tudo vai depender se eu dei, ou não, o melhor de mim. O problema é eu achar, baseado nos resultados que podem não serem a expressão exata da realidade, que eu sou um sucesso, ou não.

Podemos até enganarmos a nós mesmos.

Mas Deus não se engana nunca.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo Chico Motta,
    Sempre ouvi vc falar que joga xadrez, mas, neste texto, vi você "ensinar xadrez". Não "como jogar", mas como usar a arte do jogo em benefício de um melhor posicionamento de vida. Achei seus comentários adequados, até mesmo para quem ainda não aprendeu a nobre arte do xadrez. Acho que alguns senadores (a maioria) deveriam "ir para o xadrez" e aprender a planejar melhor suas estratégias de representantes do povo brasileiro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir