quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

PARA MIM O VIVER É XYKO

Por umas seis ou sete vezes eu a dissuadi a não se matar. A princípio eu pensava que quem quer realmente se matar não fica falando sobre seus planos suicidas, mas lá no HC-UNICAMP aprendi que não é bem assim.

Portadora do vírus da AIDS, 24 anos, bonita, discriminada em casa e na sociedade, viciada em drogas, vida extremamente sofrida, assim é a Cristiane. Segundo declaração dela mesma, ela me ama e me respeita como um pai.

Sempre que nós nos despedimos eu falo "Juízo, hein!" e ela responde "O que é isso?".

Outro dia encontrei com ela na saída do hospital. Depois de uma longa internação, a Cris estava indo para casa. Ficou muito doente por não se tratar como devia. Uma forma lenta de suicídio? Talvez.

Ao nos despedirmos eu mudei a minha fala, dizendo "Se cuida!", ao que ela respondeu na mesma hora perguntando "Por que?".

- Porque a vida é uma só.

- Ainda bem, já pensou ter que viver tudo isso de novo?

Essa resposta dela me impressionou de tal forma que fiquei pensando nisso por muito tempo.

Ela vive de uma forma desiludida e desesperançada porque o conceito que tem de Deus é errado. O princípio é esse: nós vivemos de acordo com o que cremos que Deus é ou não é. Se cremos, mas cremos mesmo, que Deus é amor, misercordioso, onipotente, onipresente, e mais os outros atributos divinos, a conseqüência será vivermos de acordo com essas verdades.

Mas se não cremos, nossa vida vai refletir isso!

É esse princípio que Paulo tinha em mente quando escreveu: “para mim, o viver é Cristo". Viver é o modo de viver e de agir. Ele cria nisso, ele vivia isso. E as pessoas à sua volta viam isso!

Existem muitos momentos em que tenho que reconhecer que "para mim, o viver é Xyko". Uma coisa que me incomoda é que a Cristiane, e muitas outras pessoas, estão vendo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário