terça-feira, 29 de abril de 2008

A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO

COMO DEUS NOS VÊ
Eu havia acabado de pecar.
Sozinho na sala de casa, eu chorava. Dificilmente eu choro, mas naquele momento minha tristeza era tão grande que as lágrimas vertiam fáceis. Uma das coisas que me incomodava era a impressão de estar sujo por dentro.
Lembro-me que sentia medo. Medo de que duas coisas acontecessem: primeira, ser descoberto e segunda, Deus não querer me usar mais.
Medo de ser descoberto. Quando uma pessoa escorrega, ou tropeça, geralmente a primeira reação após recuperar o equilíbrio é ela olhar em volta para ver se tem alguém olhando. Só depois é que olha para o chão para ver o que causou o susto.
Certa vez, conversando com um homem que naqueles dias havia sido pego em adultério, aprendi com ele um ditado popular que na maior parte das vezes é verdadeiro: "O Diabo ajuda a fazer mas não ajuda a esconder".
Uma ressalva que faço a isso é que não é sempre que preciso de ajuda do inimigo para pecar. Muitas vezes eu sei me virar sozinho.
Aquele homem adúltero, mesmo tendo sido pego, até onde eu sei, até hoje não se arrependeu.
No que se refere ao pecado, mesmo que as pessoas não o descubram, Deus sabe. Todo pecado que cometemos nós o fazemos na frente de Deus!
"Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR." (Jeremias 23:23-24)
Por que não levamos isso em conta ao pecar?
Penso que é porque não podemos perceber (fisicamente) o olhar de Deus sobre nós.
Medo de Deus não querer me usar mais. Como eu estava dizendo, eu havia acabado de pecar e estava chorando por causa disso. "Agora é que Deus não vai querer me usar", eu pensava.
Nisso o telefone toca. Atendo ou não atendo? Resolvi atender. Era um pastor amigo meu me convidando para, já naquele domingo, pregar na Igreja dele. Aceitei o convite, agradeci e desliguei o telefone.
E continuei a chorar, só que agora de alegria.
No domingo, na Igreja daquele pastor que me telefonou, comecei a mensagem afirmando que se eles soubessem dos meus pecados, nunca me convidariam para pregar.
Contei a minha experiência daquela semana (sem entrar em detalhes, é claro) e falei sobre a misericórdia de Deus, usando João 8:1-11.
MISERICÓRDIA E JUÍZO
Quando recentemente passei por uma crise similar à que relatei acima, me deparei com as seguintes palavras do final do versículo 13 do segundo capítulo de Tiago:
"A misericórdia triunfa sobre o juízo".
Uma ótima ilustração da aplicação dessa verdade está na passagem da mulher pega em flagrante adultério e que foi levada à presença de Jesus (João 8:1-11).
Vamos nos limitar a refletir sobre a situação daquela pobre mulher (será que alguém vai discordar de eu ter adjetivado a mulher de "pobre"?).
Primeiro ela deve ter sentido vergonha por ter seu pecado sido exposto publicamente. Cheguei a pensar que ela não teve esse sentimento, talvez sendo uma sem-vergonha. Conversando sobre isso com a minha mulher ela comentou que provavelmente ela teve vergonha, observando que ela era uma adúltera, e não uma prostituta não arrependida. Concordo com a Denise.
Ela também deve ter sentido o desprezo hipócrita e a rejeição das pessoas que a levaram até Jesus.
Com certeza ela sentiu medo, pois corria o risco de ser apedrejada até morrer.
Note que Jesus Cristo não a constrangeu com o seu olhar, pois Ele estava inclinado, escrevendo com o dedo na terra.
Em seguida, quando estava a sós com ela, Jesus foi misericordioso para com aquela pecadora.
Misericórdia é a bondade, o amor e a graça de Deus para com os pecadores.
Conforme aprendemos na EBD, graça é "favor imerecido". Indo um pouco além, sem desqualificar essa primeira definição, expliquemos graça como a maneira como Deus nos vê apesar de sermos o que somos.
Quando Jesus Cristo se despediu daquela mulher dizendo "vai e não peques mais", ele estava lhe dando oportunidade para não pecar.
É assim que Deus trata conosco também.
PECADINHO E PECADÃO
Às vezes eu fico preocupado com o testemunho de conversão de pessoas que eram viciadas, ou traficantes, ou que se prostituíam, e outras coisas do gênero.
O que me preocupa é que tais testemunhos podem dar a falsa impressão de que eles é que são pecadores, não nós.
Devemos lembrar que para Deus não existe pecadinho e pecadão. Qualquer pecado quebra a nossa comunhão com Deus.
Com isso em mente, passemos para uma nova reflexão.
O FARISEU E A PECADORA
Além do texto da mulher que foi pega em adultério, há um outro que também ilustra o princípio que diz que a misericórdia triunfa sobre o juízo. E vamos ver também que o perdão gera amor. O texto é o que conta o episódio de Jesus ser ungido por uma pecadora, fato que levou um fariseu, chamado Simão, a se indignar (Lucas 7:36-50).
Existem fariseus e pecadores hoje?
Claro que sim. mas veja bem. Farisaísmo é a religião legalista que não considera a misericórdia e a graça de Jesus Cristo. Conheço alguns dos fariseus de hoje. Conviver com eles é muito difícil.
Já a expressão "pecador(a)" tem um significado diferente do que a palavra tem hoje em dia. Havia um grupo de pessoas que, por serem consideradas cerimonialmente impuras, não podiam oferecer sacrifícios de animais no Templo. por isso, na concepção religiosa da época, os pecados dessas pessoas "não eram considerados perdoados". Esses eram chamados de pecadores. Esse grupo abrangia os publicanos, os leprosos e as prostitutas.
Então, essa mulher do texto que lemos acima, a qual ungiu os pés de Jesus, provavelmente era uma prostituta.
Uma pergunta para reflexão. Quem pode ser considerado mais pecador (no sentido primário da palavra): aquela mulher, o fariseu Simão, eu ou você?
Como será que aquela mulher dormiu aquela noite? Eu acredito que sozinha. Mas, mais importante do que isso, creio que ela dormiu em paz. Afinal, o próprio Senhor Jesus se despediu dizendo para ela ir em paz. Para as pessoas, ela sempre seria uma prostituta, mesmo parando com sua vida pecaminosa. Mas com Deus é diferente:
"Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei." (Hebreus 8:12 RA)
"Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre." (Hebreus 10:17 RA)
Você tem dormido em paz?
E DAÍ?
Leia com muita atenção os seguintes versículos:
"Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. 34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes." (Lucas 23:33-34)
Vou descrever como eu imagino que tais fatos aconteceram.
Jesus estava totalmente debilitado por causa da tortura e da humilhação que tinha sofrido e ainda estava sofrendo.
Enquanto alguns soldados romanos montavam a cruz deitada no chão (que talvez não era tão alta quanto algumas pinturas mostram e provavelmente tenha sido levada desmontada), outros tiravam a roupa que cobria o corpo todo machucado de Jesus.
Depois deitaram o meu Senhor sobre a cruz, seguraram firmemente um dos seus braços, puseram um dos cravos na posição, e martelaram com força.
PÉIM, PÉIM, PÉIM ...
Depois na outra mão, e ainda também nos pés.
PÉIM, PÉIM, PÉIM ...
Só então é que levantaram a cruz, colocando-a no buraco que a sustentou em pé.
Tudo isso, com certeza, provocou uma dor terrível em Jesus Cristo.
Tudo por causa do meu pecado.
Tudo por causa do seu pecado.
Tudo por causa do nosso pecado.
Tudo por causa do pecado de todos.
Ali a justiça de Deus foi satisfeita, e assim a misericórdia pôde triunfar.
E A PEDRO
"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse." (Marcos 16:1-7 )
Por que essa distinção a Pedro? Eu tenho para mim que é o processo de restauração daquele que, mesmo avisado, negou o Senhor 3 vezes.
Quando aquele anjo orientou as mulheres a enviarem os discípulos à Galiléia para se encontrarem com Jesus já ressurrecto, ele transmitiu um "convite" especial e pessoal a Pedro. Penso que se não fosse assim, esse discípulo não iria, por causa do que tinha feito.
E depois há uma aparição do Senhor, após a ressurreição, exclusiva a Pedro!
"Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5 E apareceu a Cefas e, depois, aos doze." (1 Coríntios 15:3-5)
Fico tentando imaginar como deve ter sido esse encontro. Quanto tempo durou? O que será que eles conversaram? Os olhares tranqüilizadores de Jesus Cristo. Acho que Pedro chorou.
De qualquer forma, a mensagem final para Pedro deve ter sido essa:
"Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei" (Hebreus 8:12).

4 comentários:

  1. ques palavras bonitas,sao essas,eu procurando alguma coisa, da parte de Deus,para alimentar a minha alma,eu estava mesmo com sede da palavra,e então me deparei com essas palavras, que caiu profundamente no meu coraçao. senti uma alegria muito grande,realmente Deus é com tigo pastor !essas palavras veio do espirito santo, e por isso elas sao profudas assim!!! Deus te abeçoi !!! e que possa continuar te usando...

    ResponderExcluir
  2. Pastor, suas palavras muito me consolaram, seu embasamento bíblico é surpreendente. Contudo, quase sempre sinto-me como o senhor logo após ter pecado. Meu coração dói, sinto inclusive dores no peito, tamanho é meu sentimento de culpa. O maior problema que encontro não é a definição de pecado, nem suas consequências, mas sim como parar de pecar. Como eliminar uma natureza inclinada ao pecado, como abandonar sozinho costumes (pecados) cuja personalidade demorou anos para construir. Vou ser mais direto e franco, como largar o cigarro? Se cada vez que tento (e foram inúmeras) me vejo afundado em crises tremendas de abstinência? Como deixar totalmente os pensamentos libidinosos se tive, desde a adolescência, uma vida mergulhada na pornografia? Como deixar as pequenas mentiras que encontram-se tão enraizadas em nosso ser que às vezes parece impossível viver sem elas? Qual seria o método, a forma, o procedimento? Teria eu que me embrenhar em um total isolamento? Congrego à mais de 05 anos e DEUS sabe o quanto tenho lutado e luto até hoje, mas o sentimento de sujeira e indignação estão constantemente presentes em minha vida, chegando ao ponto de afetar, inclusive minha saúde. A dor é tão forte que chego a perder o sono e ter taquicardia. Sempre escuto os testemunhos de irmão que contam como foram libertos, de forma esplêndida, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, alguns chegaram até ouvir sua voz. Mas comigo ainda não aconteceu. Tenho a convicção que o problema está comigo, mas o que fazer para mudar? Peço à DEUS 3 vezes por dia a libertação, peço orientação no que fazer, sé é que é possível fazer algo. Busco o aconselhamento da palavra e só aí tenho um pouco de descanso, quando lei o que Paulo disse, “ que não depende de quem quer ou de quem corre, mas sim de DEUS usar de sua misericórdia” e também quando Jesus diz, “sem mim nada podeis fazer” ou quando lhe perguntaram “Senhor, então quem poderá ser salvo?” e ele respondeu, “ao homem é impossível, mas para DEUS tudo é possível.” Minha vida é boa e muito abençoada, Jesus tem sido misericordioso para comigo, isso aumenta mais ainda meu sentimento de culpa. Gostaria muito que o senhor me ajudasse. Desde já agradeço. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Deus te abençoe meu irmão. Tu foste usado para entregar uma mensagem do Céu. Segue nesta tua força e grandes obras ainda Deus fará através de ti.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Tremendo isso, exatamente por que eu sempre trabalhei com aqueles que ninguém mais queria abraçar ou estar próximo, até o momento que percebi que eu mesma havia caído em um determinado delito que sempre ensinei que deveríamos resistir ou vencermos o tempo todo com a força da fé! Quando percebi que tudo rodava sobre minha cabeça, medo de nunca mais poder falar com as minhas palavras de animo da graça do pai, Deus me usou em uma ministração de forma tão incisiva e forte, e quando postava algo agradecendo a Deus por tudo, ele me soprou esta frase: Sara você sempre foi misericordiosa, não por sua causa, mas, por minha causa, a minha unção que sempre esteve em você, por isso a minha misericórdia triunfou sobre o teu juízo sobre você mesma e a colocou de pé, pois, a unção despedaça ao jugo, e isso somente pela graça através de Cristo Jesus. O Homem julga segundo ao que ele produz, e não segundo aquilo que recebe de Deus, que é a graça mantenedora de todos os dias! Por isso em momentos muito difíceis as misericórdias do Senhor são sim, as causas de não sermos destruídos! Somente através disso somos construídos e crescemos em graça conhecimento e a estatura de varão perfeito! Em nós, seríamos destruídos! Mas, graças a Deus por Cristo Jesus que nos dá a vitória!

    ResponderExcluir