domingo, 27 de abril de 2008

A MOÇA DE OLHAR TRISTE

Quando, lá no hospital, vi o olhar triste daquela moça, de 20 e tantos anos, me aproximei do berço de sua filhinha, que naquele momento ela cuidava, e puxei conversa. Depois de um certo tempo eu comentei sobre a tristeza estampada nos seus olhos. Ela, com um sorriso, e lágrimas nos olhos, me disse que nunca foi feliz!
Seus pais são separados, o pai é alcoólatra, e a mãe nunca lhe deu a mínima atenção, muito menos carinho e amor. Essa jovem sempre viveu ora na casa de uma tia, ora na casa de outra. Nunca teve um lar e nem uma família.
Sua filha, (é a segunda, a primeira morreu com 5 meses) hoje com 3 anos, tem seqüelas gravíssimas decorrentes de uma prolongada parada cárdio-respiratória. O pai dessa criança é um presidiário.
Outro dia eu fiquei um tempão chorando junto com a "moça de olhar triste".
Durante todo esse tempo que tenho acompanhado essa jovem, ela só me pediu uma coisa: que eu seja seu amigo. Pois aí ela terá 2 amigos: Deus e eu.
Essa menina fala de Deus com uma convicção e uma consciência da divina presença a seu lado que são impressionantes! Cheguei a ficar envergonhado da maneira como eu falo d’Ele.
Só que tem um negócio: ela diz que não vai mais à Igreja. Nem católica nem evangélica. Ela alega que nas Igrejas se fala muito de Deus mas não se vive com Deus!!
Pois a moça de olhar triste entrou em depressão. Apática, desanimada, não comia nem dormia direito. Em um determinado dia eu lhe perguntei o que ela fez no dia anterior, pois não viera ver a filha. Ela respondeu que ficou deitada olhando para o teto. O dia inteiro! A psicóloga da Pediatria, conversou com ela um bom tempo, e lhe prometeu falar com o psiquiatra para ele receitar um anti-depressivo.
Depois da psicóloga, eu tive a oportunidade de conversar muito com a nossa moça triste. Injetei nela uma dose maciça de esperança em Deus. Depois dessa conversa eu não a vi mais. Ela é de outra cidade.
E o pior é que eu não posso esperar que ela busque ajuda em uma Igreja Cristã lá onde ela mora! Ela não vai fazer isso pelo motivo que expliquei anteriormente.
Por que será que nós, cristãos, salvo as exceções, não fazemos nas nossas Igrejas um ambiente acolhedor para os aflitos e necessitados?
Penso que é por não conhecermos a Deus como deveríamos conhecer.
"Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR." (Jeremias 9:23-24)
"Julgou a causa do aflito e do necessitado; por isso, tudo lhe ia bem. Porventura, não é isso conhecer-me? —diz o SENHOR." (Jeremias 22:16)
Uma observação: a moça de olhar triste é uma prostituta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário