sábado, 26 de janeiro de 2008

NUNCA MAIS FAÇO ISSO. PROMETO.

" - Há momentos em que o homem ama o pecado - declarou Aliócha, com ar pensativo.
- Sim, sim, você exprimiu minha idéia, amam-no, todos o amam, sempre, e não por momentos. Sabe? Há como uma convenção geral de mentira a este respeito, todos mentem desde então. Pretendem odiar o mal e todos o amam dentro de si mesmos".
(Diálogo entre Aliócha e Lisa em Os Irmãos Karamázovi, de Dostoiévski)

Inúmeras vezes eu já disse "Nunca mais faço isso". E fiz.
E o mesmo número de vezes eu, constrangido e extremamente envergonhado, me coloquei diante de Deus e pedi perdão pelo mesmo pecado.
O pecado é gostoso. Se não fosse não seríamos tentados e não teríamos dificuldades para abandoná-lo. Só que muitas vezes o horrível sentimento posterior é maior do que o prazer sentido.
Por outro lado, pode ser que o pecado não seja gostoso, mas é aquilo que nós pensamos ser mais fácil fazer para nos livrarmos de uma situação problemática ou obtermos algo. Por exemplo, mentir, roubar.
A Bíblia define o pecado como "errar o alvo". E se pensarmos bem, todo pecar é, mesmo que seja bem lá no fundo da nossa mente, declarar "eu quero". Continuamente ou apenas por um momento, deixamos de considerar o que Deus quer, e assim não acertamos.
Quando Jesus falou "vai e não peques mais" para a mulher pega em flagrante adultério, Ele afirmou que temos liberdade para não pecar. Não quero com isso dizer que é possível não pecar mais. Li uma alusão a uma determinada mulher que afirmava não pecar há doze anos! Talvez seja o abandono de um determinado pecado, mas de todos não é possível.
"Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo (a Deus) mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1 João 1:10)
A verdade é que pecamos porque queremos pecar.
A solução é mudarmos o nosso querer. E isso é obra de Deus, temos que pedir e deixar que Ele faça isso.
" (...) Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:13)
"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne." (Ezequiel 36:26)
Saindo disso, só resta hipocrisia e farisaísmo, ainda que bem intencionado.

3 comentários:

  1. Oi Chicão, gostei muito desse artigo. Obrigada.
    A propósito, a Rosa me disse que vc tem uma coleção de livros do Dostoievisk. Vc poderia me emprestar algum para eu ler?
    Abração,
    Sueli

    ResponderExcluir
  2. Valeu, q DEUS T abençoe muito, fui...

    ResponderExcluir
  3. Valeu, q DEUS T abençoe muito, fui...



    Luiz (Baixista JMJ)

    ResponderExcluir