quarta-feira, 20 de abril de 2011

ANTES SÓ

Durante minhas meditações sobre a Páscoa desse ano, me deparei com o seguinte versículo:
Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56)
Isso aconteceu logo após a prisão de Jesus.
Naquele momento, Jesus sabia quem Ele era (apesar dos diversos questionamentos do Diabo lançando a dúvida “Se és o Filho de Deus ...”.
Sabia também que estava no centro da vontade do Pai, pois para isso mesmo é que viera e as Escrituras se cumpriram, ou seja, todas as profecias a respeito de o próprio Deus se fazer homem se tornaram fato.
Ele sabia ainda que aquela era a sua hora. Note:
Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.” (João 12:27)
E por fim, Ele sabia que estava no lugar certo.
Contudo, apesar de toda sua convicção, isso não impediu que seus discípulos O abandonassem, fazendo que Ele se sentisse só. Observe porém, que seus discípulos O abandonaram, mas sua mãe, Maria, não.
Mesmo sem ter tanta convicção da minha identidade, da minha obediência, da minha localização no tempo e no espaço (estar na hora certa e no lugar certo), já me senti injustiçado quando, em uma ou outra ocasião fui abandonado. Agora imagine como Jesus se sentiu?!
Uma última coisa me ocorre: alguma vez eu já abandonei ao Senhor Jesus?
PARA REFLETIR:
E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém” (Lucas 9:51)

2 comentários:

  1. Caríssimo,

    Seguindo essa reflexão, me parece que todos os maiores agravantes para aumentar o sofrimento ficaram bem explícitos na morte de Jesus...
    A solidão (não o isolamento por escolha própria e que parece ser cada vez mais frequente nos nossos dias) é sem dúvida o maior causador de sofrimento que o ser humano pode experimentar.
    Todos os nossos mecanismos de "resistência" às contrariedades e frustrações são estruturados durante nosso desenvolvimento nas nossas relações com os outros...
    Para mim a solidão e o abandono profundos são as mais cruéis situações possíveis de serem vividas... e olha que Jesus foi até o fundo desse poço ("Meu Deus, porque me abandonaste?").
    Ele viveu a condição humana em sua abissal profundidade.
    A sua pergunta não quer calar:"... imagine como Jesus se sentiu?!"
    Acredito que Ele voluntariamente se fez o último, mas realmente o último dos homens...


    Paz,

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto e gostei muto tambem do comentario do Venancio, pensando no questionamento que deixa no testo, juntamente com comentario do Venancio, como as vezes abandonamos a Deus, melhor dizendo, abandono a Deus quando deixo de fazer a vontade Dele, quando, ou quando me afasto Dele por interesses pessoais, e apesar de nossa atitute para com Deus, Ele NUNCA nos abandona e SEMPRE FIEL!!! Cintia

    ResponderExcluir