terça-feira, 19 de abril de 2011

COMO É GOSTOSO MELHORAR DEPOIS DE UMA DOENÇA!

Há muitos anos, durante uma semana inteira eu fiquei doente. Não lembro mais o que eu tive. Quando chegou o domingo eu já estava em condições de cumprir um compromisso assumido bem antes, ou seja, pregar no culto da noite da minha igreja (era a Igreja Batista do Jd. Guanabara, em Campinas, pequena comunidade onde me batizei e casei). O teor da minha mensagem foi compartilhar as lições que podemos tirar de um período de aflições, como por exemplo, ficar doente uma semana. É óbvio que do ponto de vista bíblico: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,” (Tiago 1:2)
As minhas lições na época, foram tão preciosas que o pastor, brincando (pelo menos assim espero), desejou que eu ficasse mais vezes acamado para que a Igreja tivesse mais mensagens como aquelas.
Hoje estou saindo de uma experiência semelhante: uma semana doente! Pedra no rim, erisipela, uma virose que foi agravada pela minha diverticulose, não conseguia comer nada, o que me deu uma fraqueza enorme, tudo isso foi o que me acometeu em 6 ou 7 dias. Isso sem contar que nesses dias fui acometido por uma gastrite (muito remédio!) e ainda morreu o nosso canário belga, o QUISOM. O maior instrumento de Deus na minha recuperação foi a Denise. Ela é uma jóia raríssima! Minha mãe também ajudou bem, me aturando. E as manifestações de carinho dos amigos? Um tesouro.
Nesses dias, como é lógico, tive altos e baixos.
Em certos momentos, muito erradamente, eu pensava como Jonas:
Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. E disse o SENHOR: É razoável essa tua ira?” (Jonas 4:3-4)
Eu quase podia ouvir de fato Deus me perguntando se eu estava sendo racional.
Como em nosso devocional diário a Denise e eu estamos estudando o livro de Jó, essa personagem me inspirou muito:
Jó disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1:21)
Que paciência!
Muitos falam que eu gosto de sofrer e que incentivo os outros a serem assim. Não é nada disso. Nesses dias em que fiquei doente li uma frase de Oswald Chambers que colocou magistralmente em palavras o que creio sobre esse ponto: “Escolher o sofrimento não faz absolutamente sentido; escolher a vontade de Deus em meio ao nosso sofrimento faz todo o sentido do mundo”.
Mas, por mais que cresçamos com as aflições, que delícia que é quando começamos a nos sentir bem de novo, não é mesmo?!

4 comentários:

  1. Salve, caríssimo amigo,

    Que bom tê-lo de volta são e salvo, graças a Deus.


    Paz,



    PS - Interessante que as palavras saúde e salvação tem a mesma origem (lat. salus, salutis)...

    ResponderExcluir
  2. E bom ter vc de volta, e melhor, estava sentindo falta dos seus textos. No meu devocional de hoje tambem aprendi de Jo, que o sofrimento dele foi pra mostrar a Satanas que independente da situacao ele nao reclamou ou se lamentou de Deus, nao que seja o seu caso, mas as vezes uma doenca e bom pra podermos diminuir o ritmo e descansar,bjs Cintia.

    ResponderExcluir
  3. Caro Pastor Xico, agradeço a Deus pela sua recuperação. Na próxima vez que o senhor ficar doente, lembre-se desse versículo:“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor" - Tiago 5:14.
    A paz, Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  4. Chico, seja bem-vindo!
    Que bom tê-lo de volta! Senti sua falta... todo dia eu acessava o seu blog pra ver se vc já havia voltado... Hoje não consegui acessar a internet logo cedo, como faço sempre,pois meu provedor resolveu tirar uma folga... Por isso só abri agora, e fiquei feliz quando fui olhar no seu blog e me deparei com seu texto... Se vc voltou a escrever, é sinal de que está melhor! Queria escrever mais, mas vou ter que deixar pra depois, porque preciso terminar umas revisões e o tempo é curto! mas prometo escrever mais assim que der uma folguinha. Grnde abraço, Heloisa

    ResponderExcluir