terça-feira, 5 de abril de 2011

COMO SE SENTIR REALIZADO

Nossos objetivos devem depender exclusivamente de Deus e de nós mesmos.
Deixe-me dar alguns exemplos. Vamos supor que uma pessoa, recém-formada em enfermagem, não consegue seu primeiro emprego, mas quer trabalhar na sua área. Enquanto não consegue uma colocação, coisa que depende de outras pessoas e de circunstâncias de mercado de trabalho, essa pessoa pode ser enfermeira voluntária em uma instituição que abrigue órfãos ou idosos.
Deixe-me dar um exemplo melhor. Conheço algumas pessoas que se dizem chamadas por Deus para serem missionárias e, apesar de possuírem essa convicção e vontade de realizar esse propósito, nunca o fazem. Ficam aguardando serem enviados ou por alguém ou pela Igreja. O que eu penso é que essas pessoas podem (e devem) ser primeiramente missionárias em casa, depois no serviço, escola, bairro ou condomínio onde moram, na Igreja, até que no devido tempo, possam ir para o campo. Quando trabalhei no comércio, nas horas de almoço eu dirigia um grupo de estudo bíblico com o pessoal de vendas, outro com o pessoal da administração e outro ainda com a turma da produção, fora os discipulados individuais.
Observe esses versículos:
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:18-20)
A ordem “ide” no grego está no equivalente ao nosso gerúndio: “INDO”. Para mim é como se Jesus estivesse me falando: “vai vivendo e fazendo o que lhe mandei, onde você estiver, e eu faço o que você não pode fazer”.
PARA REFLETIR:
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17)

2 comentários:

  1. Me sinto muito realizada com minha profissao, fiz o que queria,tambem atingi meus objetivos.Dificil e estar fazendo as coisas pela realizacao sem ser reconhecido ou ate mesmo tendo um estimulo financeiro.Cintia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Chico.

    Muito bom seu texto.
    O Documento Final da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, também chamado de Documento de Aparecida, reflete muito sobre o "discípulo missionário". Note que as duas palavras estão juntas, porque o conceito de discípulo também o faz missionário. Todo o que ouve o Evangelho é chamado a proclamá-lo. Quem se coloca aos pés de Jesus para ouvi-lo e aprender dele também deve anunciá-lo.
    Por isso, eu, você, nós cristãos somos todos missionários, e o melhor jeito é simplesmente viver como cristãos. Admiro muito quem vai para o campo missionário, acho o despreendimento que essas pessoas tem algo lindo. Mas para nós, para mim especificamente, fica a responsabilidade do testemunho do grande amor de Deus, amando as pessoas com quem convivo. Desafio este tão grande quanto ir para além de minhas fronteiras...
    Que Deus nos ajude.

    Abração

    Célia

    ResponderExcluir