sexta-feira, 1 de abril de 2011

O QUE É MENTIRA

Mentira é quando alguém omite ou transforma a verdade para obter alguma vantagem para si mesmo. É um engano proposital, falsidade consciente e intencional.
Ou em um sentido mais amplo, tudo que não é o que parece ser. Por exemplo, Esaú e Jacó. Jacó se fez passar por Esaú diante do pai já cego pela idade, para ganhar a benção.
“Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça, para que me abençoes.” (Gênesis 27:18-19, leia depois do versículo 1 ao 30)
Temos uma outra ilustração bíblica mas de alguém que “mente” sem intenção de obter vantagem:
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá, dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos. Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos? Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos. E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte. E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.” (Êxodo 1:15-21)
Às vezes o que chamamos de “mentira” é apenas um eufemismo, ou o poupar alguém que não está preparado para ouvir a verdade. Por exemplo, nem todo mundo está em condições de ouvir que vai morrer em breve; nessas circunstâncias, dizer a verdade é crueldade.
Antes eu comparava a vida com um jogo de xadrez. Mas a vida nem sempre é preto ou branco. Há as áreas cinzas. Criança é que encara tudo como lado do bem ou do mal. Os legalistas é que gostam disso.
PARA REFLETIR:
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)

4 comentários:

  1. Caríssimo,

    Realmente as crianças até uns 10 ou 12 anos não sabem lidar com dilemas. Para elas não há meio termo, ou é ou não é, ainda não conseguem abstrair.
    Por isso mesmo elas são tão "justas" que chegam a ser cruéis. Nessa fase é tudo na base da recompensa x castigo. Alguns autores chamam essa fase de desenvolvimento sócio-moral de pré-convencional.
    As próprias histórias que elas gostam de ouvir são de heróis contra vilões, bem contra o mal... somente na adolescência conseguem trazer o conflito para dentro do protagonista da história (essa é a característica do romance e criança não "entende" romance).
    Contamos a história de Adão e Eva para as crianças e elas entendem, mas não dá para refletir o evangelho de João com elas...
    Amadurecer é difícil, dá trabalho, causa sofrimento. Nossa tentação é "permanecermos crianças" e ainda tem muita gente que aproveita isso e "infantiliza" os outros, pois assim fica muito mais fácil de manipulá-los...
    Muitas vezes fazemos isso com nossos filhos...
    Muitos governos dão o pão, mas não o trabalho...
    Tem igrejas que reforçam a leitura infantil da Bíblia... e assim por diante.

    "Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como que por um espelho, confusamente, mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte, mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido." (I Cor 13, 11s)


    Paz,


    PS - Apesar do dia da mentira, parabéns pelos 100 seguidores (isso é verdade)...
    Vamos comemorar?

    ResponderExcluir
  2. Olha, bem observado pelo Venâncio...100 seguidores.
    Parabéns. Isso dá o que pensar!

    Abraços e paz,

    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  3. "as vezes e necessario se falar meia mentira, ou meia verdade". Cintia.

    ResponderExcluir
  4. Interessante o que a Cíntia escreveu...
    Será que existe "meia verdade"?
    Duas "meias verdades" dá uma verdade inteira?


    Paz

    ResponderExcluir