quinta-feira, 29 de novembro de 2007

COMEMORANDO O NATAL EM PAZ


“Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo (…).” (Lucas 2:29)
Há mais de um ano estamos acompanhando ali no HC-UNICAMP uma jovem senhora, de 24 anos apenas, que sofreu um acidente de moto e agora teve que amputar parte da perna.
Essa é uma experiência extremamente traumática, tanto física como psicologicamente. Decisão dificílima, dores reais e imaginárias, adaptações complicadas, aprender a conviver com as reações dos outros, até dos mais íntimos, diante do seu corpo mutilado, tudo isso essa moça que hoje é minha amiga já passou, está passando e sempre vai passar.
Para ajudá-la a decidir, eu lhe contei alguns casos de pessoas que não acataram a orientação médica e não fizeram a amputação. Dores, infecções, médicos e hospitais, antibióticos, isso e outros problemas passaram a ser constantes na vida dessas pessoas. Sem contar a perda da mobilidade, que acarretou uma interrupção nas atividades profissionais e sociais, e mais o que eu considero o pior de tudo: passaram a depender dos outros.
Você também não acha intrigante que algumas pessoas lutam desesperadamente por sua vida física e não se preocupam com os outros aspectos da sua existência?
Por exemplo, preservar uma parte do corpo pode ser mais importante do que a vida após a morte! Foi justamente nesse ponto potencialmente fraco da natureza humana que o Diabo quis pegar Jó:
“Então, Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.” (Jó 2:4)
Agora confronte isso com essa exortação que o próprio Senhor Jesus nos deixou:
“Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mateus 5:29-30)
Já Simeão, citado lá em cima, estava pronto para entregar para Deus não apenas uma parte, mas toda a sua existência física. Em outras palavras, estava pronto para morrer! E em paz!! E por que isso? Porque ele havia visto que o seu Salvador, Jesus, o Cristo, era aquela criança que ele segurava.
“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lucas 2:14)
E você, vai comemorar o Natal em paz?

2 comentários:

  1. Caro Chico Motta,
    Eu pretendo passar um Natal em paz, embora tenha algumas "pedras de tropeço" no meio do caminho, que terei que remover.
    Fico imaginando o que é perder uma perna! Deus, do alto de sua bondade e sapiência, deve preparar uma vida eterna muito boa para quem sofre aqui na terra. Essa poderia ser a esperança de quem sofre uma amputação com tão pouca idade, com tantos ideais pela frente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu enorme amigo, que gostoso é ler "JOLAC DISSE ..." aqui nesse espaço. Sua visão da recompensa eterna é correta. Pena que nos esquecemos disso mais amiúde do que Deus gostaria.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir