sexta-feira, 23 de novembro de 2007

COMEMORANDO O NATAL SEJA LÁ ONDE FOR


Desde ontem estou começando a me preparar espiritualmente para o Natal.

Tem uma brincadeira que faço lá no HC. Quando o paciente reclama que está cansado de estar internado, eu me ofereço para conversar com os médicos e estender a internação até o Natal; e digo que estamos em promoção, ou seja, quem ficar no hospital no Natal ganha "de graça" o Ano Novo. Até hoje ninguém quis aproveitar essa oferta, embora inúmeros pacientes tenham passado tanto uma festa quanto outra ali dentro. E não poucos passaram as duas! Quase que a totalidade deles não esperava por isso.

O importante não é o que você vai fazer no Natal, mas sim o que o Natal vai fazer com você.

Vamos atentar para esses dois versículos que dizem uma coisa importantíssima sobre um jovem (pelo menos é assim que uma tradição judaica o descreve) chamado Simeão:

“Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.” (Lucas 2:26)

“Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação,” (Lucas 2:29-30)

Depois de constatar que o nosso Salvador havia realmente nascido (ele segurou o menino Jesus no colo!), Simeão estava pronto até para morrer.

Ora, o nascimento de Jesus, o Cristo, é um fato histórico incontestável, atestado até por fontes não cristãs. Resta então saber como isso afeta a minha (e a sua também) história.

O nascimento de Cristo é o cumprimento de uma promessa feita pelo próprio Deus. Promessa de SALVAÇÃO. Salvação para uns e perdição para outros. Vejamos o que o próprio Simeão falou para Maria:

“Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição” (Lucas 2:34)

Como vimos, ninguém passa incólume pelo Natal.

Pode até parecer que é só mais um Natal, mas não é! O que está em jogo é não só se vamos para o céu mas também como lá viveremos caso formos para lá.

Se por um problema qualquer eu estivesse internado em um hospital em estado grave, e o médico me dissesse que não me daria alta antes do Natal pelo fato de ele não saber nem se eu passaria desse 25 de dezembro, uma coisa eu sei: a minha vida na Eternidade está garantida pelo que Jesus Cristo fez na cruz por mim.

E você, onde vai passar o Natal?

Um comentário:

  1. Caro Chico Motta,
    É, infelizmente a tal de globalização faz com que todo mundo "traduza" o significado de "Natal", por "férias escolares + presentes legais + 13º salário para gastar + mesa farta + família reunida + calor + praia + bebidas".
    Até na China o Natal é comemorado, nas ruas, com grandes liquidações, enfeites com lâmpadas coloridas, tal como na Times Square, em Copacabana, ou na Avenida Paulista. Uns poucos devem orar, antes de atacar o peru e o tender, para reconhecer as graças recebidas, para louvar Cristo no dia de seu nascimento, e se sensibilizar com o fato dele ter morrido para nos salvar.
    Sob o ponto de vista espiritual, o Natal foi perdendo seu significado. Ainda bem que o HC tem um Chico lá dentro que relembra a todos o significado de Natal.
    Um abraço.

    ResponderExcluir