quinta-feira, 15 de novembro de 2007

DIFICULDADES PARA ORAR


Uma situação comum lá no HC-UNICAMP é as pessoas me procurarem para orar por algum paciente ou até por elas mesmas. Talvez por achar que a oração de um pastor seja mais poderosa! Nunca me recusei a fazê-lo, mas eu sempre pergunto se a tal pessoa já o fez.
Lembro-me de uma ocasião em que uma mãe, evangélica, pediu que eu orasse pela filhinha dela e quando lhe perguntei se ela já havia feito isso, aquela senhora me disse que sim, mas que a minha intercessão seria diferente, e alegou que ela não sabia orar direito,
É claro que li com ela o seguinte versículo:
"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26 RA)
Por outro lado, não me furtei de orar com ela pela menina. Devemos “orar uns pelos outros”. Mas note que esse orar exige envolvimento e compromisso, com o próximo e com Deus. Não adianta me envolver e ter compromisso com o próximo se não o tiver com Deus, da mesma forma não faz sentido eu pensar que tenho envolvimento e compromisso com Deus se não o tenho com o próximo.
Atente agora para um trecho de uma carta que recebi:
"Confesso a você, Chico, que nos últimos tempos, orar não tem sido fácil para mim. Enfrentando grandes lutas, com meus próprios pedidos em standby, sinto que talvez o Senhor esteja trabalhando em mim primeiramente, ensinando-me a paciência, a perseverança e a obediência, para que eu venha a tornar-me uma intercessora. Isto não quer dizer que eu não ore. Sim, eu oro, e vou orar por seus pedidos (...)".
Já me senti assim! E tenho a impressão que você também.
Penso que as orações de quem tem dificuldades para orar chegam a Deus como “aroma suave”. O reconhecimento das dificuldades já é uma oração.

2 comentários:

  1. Caro Chico,
    Fica mais complicado orar com os sentimentos todos voltados para Deus quando se está dispersivo, depressivo, magoado, desiludido, meio perdido.
    Acho que alguém que esteja assim, deve primeiro procurar um ambiente isolado, sem telefone (nem celular), num horário mais conveniente, e tentar primeiro se desligar da realidade e, só depois, começar a falar com Deus.
    Não quero dizer que se fale só com hora marcada. Nada disso! Mas quando as atribulações dominam a pessoa, o poder de concentração desaparece.
    O que vc acha disso?

    ResponderExcluir