quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

COMEMORANDO O NATAL COM ESPIRITUALIDADE


“Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lucas 2:36-38)
Vemos acima que Ana, na época do nascimento de Jesus, adorava, jejuava e orava continuamente.
Costumo dizer que em alguma dobra do tempo nós deixamos esquecidos os principais exercícios espirituais que, se praticados regularmente, nos proporcionariam uma comunhão maior com Deus.
Por exemplo, a confissão auricular de pecados, a adoração, o jejum, a meditação, a oração. Umas mais, outras menos, essas práticas não são muito difundidas hoje em dia.
Não o são porque no passado houve muito abuso na prática dessas disciplinas, e devido a isso, foi feita uma complicada e rigorosa regulamentação das mesmas, o que tirou o verdadeiro sentido dessas atividades.
Para termos uma ideia, tente lembrar quando foi a última vez que você ouviu alguém ensinando sobre um desses temas.
São temas bíblicos, foram praticados por santos do Velho e do Novo Testamentos e pelo próprio Senhor Jesus. Então por que não se prega sobre tudo isso?
E como não se prega, não se vive.
Exemplifiquemos. A festa de Natal é uma festa religiosa, mas, no lugar da adoração temos confraternização, em vez de jejuns comilança, trocamos a adoração reverente pela TV ligada e assim, ao invés de termos uma oportunidade de Deus se revelar na nossa vida temos a revelação do "Amigo Secreto"!
Um irmão de outra denominação me disse que na Igreja dele, no Natal, não há jantar, nem presentes e nem festa. Só oração na Igreja. Cá entre nós, "nem tanto ao mar nem tanto à terra", não é mesmo? O meio termo é o ideal.
Contanto, também, que a ênfase seja na espiritualidade.
Gostaria que você compartilhasse o que acha disso.

2 comentários:

  1. Já convidei a grande família (mamãe e papai) prá fazermos um jejum no natal... estou aguardando a resposta :)))
    E vc Chicão vai fazer jejum, ou só da meia-noite às 8 da manhã, hehehehe...
    Eu gostei muuuuuuito do artigo, já ouvido uma parte lá no nosso estudo de quarta no HC.
    Beijos e queijos,
    Su

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Su, por seu comentário. Estou pensando em fazer um jejum de 48 horas, só que uma hora por dia, em 48 dias. Brincadeira, claro.
    Um abraço, Chico.

    ResponderExcluir