sábado, 8 de dezembro de 2007

COMEMORANDO O NATAL COM O NINO


“Jesus disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” (Mateus 19:14)
Com raríssimas exceções, não há um dia sequer que eu vá ao HC-UNICAMP e não vá ver o Nino. Esse menino tem uma distrofia muscular progressiva e depende do respirador mecânico. Ele tem 5 anos. Desses 5 anos ele só passou alguns meses em sua casa. A chance de o Nino ter alta é mínima.
Seu universo é um quarto de hospital. É ali que ele vai passar o Natal. Se não fosse a responsabilidade que tenho com minha família e amigos, seria com ele que eu gostaria de celebrar o nascimento de Jesus.
HO, HO, HO! Como eu gostaria!!
Primeiramente eu daria um presente para esse que é um dos garotos mais lindos que já conheci. Um carrinho ou um caminhão, que são os preferidos dele. Depois brincaríamos bastante. Sempre a mesma brincadeira, repetindo-a vezes sem conta, que é como o Nino gosta.
Panetone. Tem que ter panetone. Como a alimentação desse meu amiguinho é por sonda, e ele tem uma traqueostomia, comer via oral exige certos cuidados; mas sem pressa, lenta e pacientemente podemos lhe dar um pedaço.
Outra coisa: eu poderia levar uma gravura que ilustre o nascimento de Jesus e contar essa história para ele. Quando terminasse, eu oraria com ele.
Depois, ficaria segurando a mão do Nino até ele dormir. Ele adora isso.
Uma das personagens de Dostoiévski, no seu livro "Os irmãos Karamázovi", questiona duramente o sofrimento das crianças. Um dos irmãos, Ivã, lança essa dúvida a seu irmão religioso, Aliócha. Quando estava lendo essa parte, eu fechei o livro, coloquei-o em cima da mesa e fiquei pensando.
Por que as crianças sofrem? Não há uma resposta fácil.
Ao ser questionado por Jó sobre as razões de seus muitos sofrimentos, Deus responde perguntando sobre o quanto uma pessoa, por mais íntegra, reta, temente a Deus e que se desvie do mal pode entender do que é "ser Deus". Ele não faz a mínima alusão à lição ministrada aos anjos nas esferas espirituais. Como disse São Francisco de Assis, devemos "deixar Deus ser Deus".
É uma grande prova de fé e confiança esperar para saber todas as respostas.
“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29)
A resposta que me satisfez é a seguinte: mesmo que não seja no dia 24 nem 25, pode ser uns dias antes, eu vou fazer a comemoração do Natal com o Nino. Não é uma boa?
Quer participar?

Leia ainda aqui mesmo no Blog toda a série de textos intitulada "COMEMORANDO O NATAL ..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário