sábado, 1 de dezembro de 2007

COMEMORANDO O NATAL COM SIMPLICIDADE



“E ela (Maria) deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2:7)
Ainda outro dia alguém comentou comigo que achava estranho a maneira simples como Jesus nasceu. Essa pessoa (caramba, não lembro quem é!) argumentou que sendo Ele Deus, não deveria nascer como nasceu.
Isso me levou a pensar em como o cristianismo se afastou da simplicidade de Jesus. Em sua simplicidade Jesus frustrou todas as expectativas que os judeus tinham da vinda do Messias.
O cristianismo hoje é um complexo de organizações, métodos, estratégias, eventos, personalidades, modismos, comercialismo, "ismos", formas, costumes, e um monte de outras coisas.
Por exemplo: será que Maria, sentada com Jesus no colo, sabia definir se ela era pré-milenista, pós-milenista ou amilenista? Será que ela se preocupava com Predestinação? Creio que ela só pensava em uma coisa, isto é, que aquela criança que acabou de mamar em seus seios era o próprio Deus encarnado.
Ainda hoje cedo estava comentando com um amigo que a vida que levamos está complicada de tal forma que nós não temos tempo nem para ter amigos! Não temos tempo para bater papo!! E nós, cristãos, complicamos ainda mais. Um domingo desses, após a Escola Bíblica, um irmão disse que ia demorar para sair para o almoço porque tinha uma reunião para preparar outra reunião que ocorreria durante a semana com vistas a preparar um evento. Reunião para preparar reunião!
Para quem ama verdadeiramente a Deus, pode ser muito bom saber quem eram os hititas, ou quantas vezes a palavra "mestre" aparece no Velho e no Novo Testamento. Mas, e se não souber? Isso vai impedi-lo de se relacionar com Deus?
Talvez alguém poderia me questionar alegando que a falta de um bom preparo doutrinário é que gera erros como, por exemplo, os “pastores” que chegam aos pacientes do hospital, oram, e afirmam que o doente está curado, quando na realidade não está. Em parte esse inquiridor tem razão. Mas a realidade é que o que mais causa esse tipo de abuso é o orgulho. Já vi professores ou ex-alunos de instituições sérias no ensino da Palavra se voltarem totalmente para, por exemplo, o neo-pentecostalismo.
E mais, quem geralmente comete esse tipo de erro não são pessoas ensináveis.
Mas vamos nos ater ao seguinte: DEUS É SIMPLES.
Geralmente a diferença entre um aristocrata e um novo rico é a ostentação. A consciência da “messianidade” não levou Jesus à ostentação.
Ele nasceu simples e morreu humilhado. E Ele era, é e sempre será o Rei dos reis.
E você, vai passar o Natal com simplicidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário