segunda-feira, 26 de maio de 2008

ESPERANÇA: ANTÍDOTO CONTRA A DEPRESSÃO

Ele, com a idade entre 55 e 60 anos, tinha a doença de Chagas e por causa disso precisava fazer um transplante de coração. Essas coisas o deprimiram. Eu vinha dando assistência a ele e à sua família. Até que veio a notícia de que ele tentou o suicídio.
Felizmente não morreu, mas foi parar na UTI, onde a depressão se aprofundou mais ainda. Uma enfermeira me procurou e disse que a cada dia aquele paciente “morria um pouquinho”, e que se alguma coisa não fosse feita, ele morreria de vez.
Então eu ia visitá-lo todos os dias.
Sua cama podia ser regulada eletronicamente, podendo-se colocar o paciente em diversas posições com um simples e fácil pressionar de botões.
Eu chegava, punha-o sentado, falava com ele um pouco, abria a Bíblia, lia alguma passagem dos Evangelhos, comentava o texto, depois orava. Ele ficava com o olhar fixo em algum ponto da parede. Apertando os botões eu o deitava, me despedia e saía. Seu olhar continuava fixo.
Essa situação permaneceu por vários dias.
Até que um dia, quando entrei no quarto, seus olhos se fixaram em mim, e para onde eu ia eles me seguiam. Quando eu lhe falava, ele me olhava nos olhos. Quando abri a Bíblia, seus olhos se fixaram nela; quando comentei o texto, seus olhos brilharam; quando orei, suas pálpebras se fecharam suavemente; quando me despedi, me olhou com alegria.
No dia seguinte, quando entrei na UTI, as enfermeiras correram para me contar a boa notícia: no meio daquela manhã ele pediu água verbalmente, e dali para a frente voltou a falar normalmente.
O que fiz nos outros dias, até ele ter alta, foi um discipulado. Em uma de nossas conversas ele me disse que o que o tirou da depressão foi a mensagem de esperança em Jesus Cristo.
“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” (Provérbios 16:24)

Um comentário:

  1. A Paz Chico!

    Eu amo este versículo! E como é real! Como a palavra de Deus cura realmente, liberta, e dá Vida Nova.

    Deus seja louvado pela sua palavra!

    Deus te abençoe e te dê esta coragem e esta persistência sempre!

    Beijo. Ana Paula

    ResponderExcluir