quinta-feira, 15 de maio de 2008

É TRISTE MORRER SÓ

Quando eu comecei a subir a rampa do HC-UNICAMP, alguém me chamou; era a Diva, filha do Seu Raul. Ele estava ali fora aguardando a hora de fazer mais uma sessão de radioterapia. Ela queria que eu falasse com ele.
História comovente a dessa mulher. Ela deve ter uns 40 anos e o pai uns 60 (mas aparentando uns 80!). ele optou por ser um morador de rua por causa da bebida. Todo mês ela comprava alimentos, roupas e um monte de coisa e levava lá na outra cidade onde ele "vivia", e sempre o encontrava embaixo de uma ponte, que era onde ele morava. Invariavelmente ela o convidava a vir morar com ela, e insistia, e também invariavelmente ele recusava.
Quando ele descobriu que está com um câncer já avançado, não teve outra opção a não ser vir para a casa dela.
Depois que me despedi deles, fui rapidinho atender uma emergência no 6º andar. Logo que cheguei lá, Maura, a enfermeira me acompanhou até o quarto e já foi passando as informações necessárias:
- Mulher, 60 anos, alcoólatra, falência da função renal, sedada e entubada. O prognóstico é que ela não demore a "parar". O médico o chamou, pastor, porque a família a abandonou por ela beber. Nós queremos que o senhor ore por ela.
Ela era negra, estava muito inchada, cabelo alisado e tingido para esconder o grisalho. Estava conectada a uma infinidade de fios e tubos que você nem imagina. Viva ainda, mas muito próxima da hora da morte. E sem uma pessoa sequer junto dela! Fico ali um tempão, orando e imaginando a vida daquela pessoa.
A Maura me interrompe:
- Ainda aqui?!
- Não tive coragem de deixá-la sozinha.
Ela faz um afago na mulher e fica pensativa.
Aquela mulher morreu no final da tarde do dia seguinte. Com ela estava a Maura, enfermeira, e eu. Éramos os únicos! E pensar que ela não conheceu nenhum de nós!
Como será que foi o funeral dela?
Como será que vai ser funeral do Seu Raul, pai da Diva?
Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte. Provérbios 16:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário