sábado, 5 de março de 2011

DEUS NÃO CASTIGA 1

Peço que você pense comigo, assim como tenho trocado idéias com o Venâncio e com a Célia enquanto tomamos o que chamamos de “O café”, que é feito por ela.
O que me levava a pensar que Deus castiga (é, estou começando a mudar de idéia) se apoiava no fato de Deus ser justo. Mas, veja o seguinte versículo:
E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (1 João 4:16)
A justiça em Deus é absoluta, e ainda em Deus, tudo o que se absolutiza, se transforma em amor, e quando se ama, a maneira mais natural de se olhar para os outros é com graça e misericórdia.
Deus é fiel a si mesmo, e essa fidelidade o leva a perdoar a todo aquele que quer ser perdoado. Nós é que nos castigamos a nós mesmos ao optarmos por nos afastarmos de Deus. Por Deus, por fidelidade, por amor, por misericórdia e graça, Ele não castiga ninguém.
Nós gostamos de castigar, aos outros e a nós mesmos; mas Deus não.
Note porém, as seguintes conceituações: eu entendo o castigo como vingativo, enquanto que a disciplina é didática.
Nós vamos voltar a falar sobre isso, mas por enquanto, o que você acha?

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Realmente o assunto dá muito o que pensar.
    Aprendi outro dia, lendo sobre as teorias filosóficas que tentam explicar a verdade, que as principais são:
    - Teoria da verdade por correspondência - só é verdade aquilo que corresponde a um fato. É a verdade científica, física, perseguida pela ciência.
    - Teoria deflacionária da verdade - é a relativização de qualquer proposta de verdade, reduzindo-a a uma "verdade pragmática", útil... mais ou menos aquilo que Pilatos pergunta para Jesus em Jo 18, 38.
    - Teoria da verdade por coerência - a verdade aparece dentro de um sistema de propostas e cria uma base coerente para a estruturação de todo esse sistema. É a estrutura que cria a possibilidade de uma proposta metafísica de verdade.
    Eu acredito que só poderemos ter um vislumbre da VERDADE neste mundo através da terceira possibilidade.
    Desse modo, para mim parece bem claro e coerentemente verdadeiro que Deus é muito mais que justo, justiça é uma virtude humana, dar a cada um aquilo que merece.
    Deus é Misericordioso, perdoa aquele que errou. Ele, que é Amor Absoluto, só pode dar o Amor Absoluto, o Perdão Absoluto (cf. parábola dos operários da última hora, Mat 20, 1-16).
    Foi esse Deus que Jesus veio ao mundo para nos apresentar e O chamou de ABA, "Papaizinho"... (Mac 14, 36)
    "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." (Rom 8, 16)
    Portanto, Ele que é Perdão Absoluto, não castiga nunca...
    Não devemos imputar a Deus nossas auto-punições pelos nossos dramas de consciência (ou pior, culpar os outros, fazê-los "bodes expiatórios" de nossas faltas), ou ainda, amaldiçoar as catástrofes da natureza, a qual cada vez mais teimamos em desrespeitar e agredir...
    Meu pai sempre diz:
    "Deus perdoa sempre, o homem, às vezes, mas a natureza, essa não perdoa nunca..."


    Paz,

    ResponderExcluir