domingo, 6 de março de 2011

DEUS NÃO CASTIGA 2

Uma das coisas que me fez pensar bastante foi descobrir que a escultura “O Pensador”, de Rodin, faz parte de uma obra maior, na realidade uma escultura de 12 metros de altura chamada “A Porta do Inferno”.
O Pensador, olhando para o inferno, pensa.
Fiquei pensando sobre o que é que poderia lhe estar passando pela cabeça. Ele pensa no Inferno.
Eu acredito na existência do Inferno, que não é material, nem espacial e nem dentro do tempo (temporal). Inferno é a condição de quem não quer viver com Deus.
Por que vamos à Igreja? Por amor a Deus ou por medo do castigo?
Amar a Deus por medo do castigo não é amor. O verdadeiro amor exige, por essência, a espontaneidade.
No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)
Eu quero estar entre aqueles poucos cristãos que entendem isso. É um passo além na maturidade cristã viver o amor sem medo do castigo.
Amar porque Ele é digno de todo amor. Não pelo que Ele pode nos fazer ou dar, e sim pelo que Ele é.
Deus não quer que ninguém vá para o Inferno.
E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:39)
O Inferno é a opção escolhida por muitos. E já que a pessoa assim o quer ...
De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:29-31)
Releia esses versículos pelo prisma da índole amorosa de Deus. Para ajudar, eis mais alguns versículos:
Ezequiel 18:23 Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?
Ezequiel 18:32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.
Ezequiel 33:11 Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?

2 comentários:

  1. Caríssimo amigo,

    Interessante que a liberdade humana carrega em si uma contradição: temos que decidir sobre tudo em nossa vida (se escolhermos não decidir, isso também é uma decisão...), mas somos imperfeitos, carregamos em nós o erro, ele faz parte de nossa humanidade.
    Deus que é infinita bondade e misericórdia sabe muito bem disso, nos perdoa sempre e não nos castiga (como diz o título desta série de reflexões).
    Cabe a cada um de nós superarmos o sentimento de vergonha e culpa inerentes de nossa condição humana e entendermos que "não somos deuses", não somos perfeitos... somos simplesmente humanos...
    Se seguirmos os caminhos mostrados por Jesus, com humildade (de "humus", barro, e Adão foi feito de barro), não querendo ser aquilo que não somos, construiremos a verdadeira Igreja de Cristo... E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO SOBRE ELA...
    E todos nós, PENSADORES ao melhor estilo Rodin, poderemos então sonhar com a verdadeira SALVAÇÃO.


    Paz,


    PS - E o próprio Deus viu que tudo isso era bom...

    ResponderExcluir
  2. Interresante é na posição da escultura "O PENÇADOR" foi que eu pensei nos primeiros passos para vencer o inferno, quando eu estava sentado em um ponto mais alto da minha casa e pus a pensar na porta do céu abrindo para mim, então me veio na cabeça a porta do inferno, que automaticamente seria fechada, apartir da decisão de aceitar e servir esse DEUS de um amor tão grande que lança fora todo medo ai entao eu continuo pençando ma sempre consciente que "Assim como os ceus são mais alto do que a terra também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos,mais alto do que os seus pensamentos(isaias 55:9)

    ResponderExcluir