sexta-feira, 11 de março de 2011

ESPIRITUAL

Você tem medo da morte?
Tenho meditado muito em cima desse versículo:
Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Apocalipse 20:14)
A primeira morte é a física, a do nosso corpo. A segunda morte é a espiritual.
Já vi algumas pessoas perto da hora da morte. Algumas delas mostraram um apego enorme a essa vida terrena. Quando cito isso estou me referindo, também, a pessoas que confessam ser cristãs, não só aos que não possuem nenhuma esperança no que vem depois do falecimento. Pensamos na nossa vida eterna em termos materiais, físicos. É a referência que temos, só conhecemos a vida se, por exemplo, beliscarmos nosso braço agora ou depois e sentirmos esse apertão.
Sabemos que o espiritual é bem melhor, sem os limites da matéria, do espaço e do tempo. Mas vivemos na contramão. Não ansiamos por ir para o céu.
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” (Mateus 10:28)
Ao chegarmos a esse mundo, tivemos que chorar para que respirássemos e vivêssemos. Devemos viver de modo que saiamos daqui rindo.
Respondendo à pergunta lá de cima, eu não tenho medo da vida após a morte; só sinto uma certa apreensão com o momento da morte, mas penso que isso é natural.
PARA REFLETIR:
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.” (João 15:19)

2 comentários:

  1. Pastor Xico, não acredito que um crente na hora da morte fique apegado às coisas materiais. Compare o enterro de um evangélico com o de um pagão. No dos evangélicos não tem choro pois todos sabem que um dia vão se encontrar novamente. Já os outros ficam rezando desesperados.
    A paz de Cristo.
    EZEQUIEL DA SILVA

    ResponderExcluir
  2. Penso que esse apego à vida em parte é devido ao nosso forte instinto de sobrevivência. Vc já percebeu como crianças recém-nascidas submetidas a maus tratos ou abandonadas ao relento mesmo assim conseguem sobreviver? Quando perdemos o gosto pela vida alguma coisa está errada... É aquela velha história: queremos ir para o céu, mas não precisa ser agora!
    Woody Allen tem uma frase ótima sobre essa apreensão com o momento da morte. Ele diz: Não é que eu tenha medo da morte... só não queria estar presente quando ela chegar".
    um abraço,

    Heloisa

    ResponderExcluir