quinta-feira, 31 de março de 2011

EXISTE MENTIRA BENÉFICA?

Dona Izabel, que não era convertida ainda, em uma reunião de senhoras para estudos bíblicos, afirmou que acreditava em mentira benéfica. Isso deu uma boa discussão porque outras senhoras também pensavam assim. Já eu, que dirigia o grupo, tinha (e tenho ainda) outra opinião.
Creio que não devemos mentir nunca. Pode até ser extremamente difícil tal modo de viver, mas isso não altera o princípio.
Por que não devemos mentir? Por dois motivos:
Primeiro, há uma ordem bíblica bem clara para que o façamos: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Colossenses 3:9)
Em segundo lugar, porque isso é coisa do Diabo: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44)
Um argumento forte para a defesa de que há “mentira benéfica” (conheço algumas pessoas sérias com Deus – alguns até mais do que eu – que acreditam nisso) é o seguinte: em alguns casos, a verdade pode causar mais estragos do que uma mentira. Confesso que posso citar algumas situações práticas onde parece que essa posição é válida. Mas note, não temos como avaliar e muito menos controlar as consequências de uma mentira. E como temos um mandamento específico para que não mintamos, pela fé cremos que Deus controla o que acontece após proferida a verdade. Estou pensando a longo prazo, chegando até a Eternidade.
Você confiaria em uma pessoa que mentiria para lhe poupar algum mal?
Mas, o que é mentira? Amanhã nós vemos isso, se Deus quiser.
Observação: amanhã é Primeiro de Abril.

4 comentários:

  1. Ou a pessoa é de Deus ou é do Diabo. Ou é evangélica ou não é evangélica. Esse negócio de crente carnal para mim não existe. Quem mente é do Diabo.
    A paz, Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Essa última pergunta "Você confiaria em uma pessoa que mentiria para lhe poupar algum mal?" diz tudo. Eu, particularmente, ficaria muito triste se soubesse que alguém mentiu para mim, ainda que tentando não me entristecer.
    Abraço e paz,

    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  3. Caro Xyko,

    Interessante reflexão. Acredito que tudo depende de como lidamos com a verdade. Como não temos o conhecimento absoluto da verdade, lidamos com situações que "acreditamos" serem verdades. Portanto, o que para uns é a verdade, para outros pode não ser (seria mentira?).
    Mais importante é a intenção com que lidamos com as situações: existem momentos que aquilo que chamamos de verdade pode ter resultados catastróficos e aí temos que escolher um "mal menor"...
    Sim, eu acredito que possa existir mentira benéfica em determinadas situações.
    Quisera as coisas fossem tão simples: verdade x mentira, espírito x carne, Deus x diabo...
    Viver na ilusão que que existem dois polos distintos e que podemos escolher um deles chega a ser uma inocência infantil... nós vivemos no cinza.


    Paz,

    ResponderExcluir
  4. Acho que existe mentira benefia, mas nao confiaria em alguem que mentiria pra mim , querendo me poupar de algum mal, situacao complicada!!!
    Cintia.

    ResponderExcluir