quarta-feira, 9 de março de 2011

JÁ QUE VAI FAZER JUSTIÇA, FAÇA DIREITO

Há um pequeno roedor que possui uma estratégia de defesa que é fantástica. Aliás, acho que foi no programa Fantástico que eu vi isso. Só que não lembro o nome do bichinho. No seu território, esse pequeno animal faz inúmeras trilhas entrelaçadas. Quando um predador, um lagarto por exemplo, tenta pegá-lo, ele corre pelas trilhas, as quais conhece muitíssimo bem, até que seu perseguidor se perca e não consegue achá-lo.
Assim é o direito, um conjunto de regras jurídicas que regem a conduta. Os legisladores fazem um emaranhado de normas no qual eles circulam com muita familiaridade. Os leigos ali se perdem, e “ganha” que corre melhor nesse labirinto. Será que isso é feito de propósito? Tendo a pensar que sim. Como os fariseus doutores da lai, que multiplicaram as regras religiosas.
O direito é diferente da justiça. A justiça é estabelecer, aplicar e defender o direito de igualdade de todos os cidadãos.
Há um ditado que distorce a definição desses termos mas mostra a realidade da vida: “Justiça é o que se consegue provar no tribunal”. O fato é que se você quer justiça, não espere encontrá-la em um tribunal. Pode ser que o consiga ou não. Quem for mais hábil com o direito, ganha a causa.
E nem sempre isso é justo. Pode até ser dentro da lei.
PARA REFLETIR:
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17, destaque meu)

3 comentários:

  1. Acho que foi por isso que Jesus disse que se a nossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus jamais entraremos no Reino dos céus (Mt 5.20).Nosso senso de justiça é falho e limitado.A parábola dos trabalhadores na vinha(Mt 20)sempre me incomodou... como pode ser considerado justo pagar a mesma coisa pra quem trabalhou o dia inteiro e para quem trabalhou apenas algumas horas? Como conciliar um Deus justo e ao mesmo tempo generoso e bom? Um Deus que distribui generosamente os seus dons a quem lhe apraz não me parece muito justo. Mas é aí que entra a graça... e esse assunto dá o que pensar...

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Para o pensamento judeu do Antigo Testamento (e acredito que até hoje....), apenas Deus é essência, apenas Deus é... ("Eu sou aquele que é..."). Por isso mesmo Jesus irava os fariseus quando dizia "Eu sou...", era blasfêmia para eles.
    Nessa mesma lógica, o homem é apenas existência, transitoriedade... estado. Por isso aquela figura tão frequente no AT, onde Deus sempre pergunta para os homens onde estão, e os homens de bem sempre respondem: "Aqui estou...", ou seja, estou onde deveria estar, meu estado é de acordo com a vontade de Deus (ao contrário de Adão que se escondeu do chamado de Deus após comer o fruto, não estava onde devia estar...).
    Dessa forma também é nossa tradição de Verdade e Justiça. Aquilo que nos parece certo é o que está de acordo com critérios que julgamos corretos (verdade normativa) e não aquilo que está de acordo com a "essência" da verdade (verdade ontológica). Jesus se refere a isso quando diz que a Verdade nos libertará...
    Nosso desafio é mantermos juntas essas duas "verdades"... Só assim faremos justiça direito... como você mesmo apontou.


    Paz,

    ResponderExcluir
  3. Penso que muitas igrejas também fazem uma série de regras para confundir a cabeça das pessoas. Eu pessoalmente gosto de regras, mais não essas que só confundem. Regras sadias que fazem as nossas vidas serem diferentes dos pagãos dando-lhes vontade de levar uma vida como a nossa assim se convertem.
    A PAZ DE CRISTO, EZEQUIEL DA SILVA.

    ResponderExcluir