terça-feira, 25 de agosto de 2009

COMO VOCÊ TRATA OS OUTROS?


Às vezes eu fico pensando que fiz certas coisas que são imperdoáveis.
Falei muita coisa para ferir quem estava me ouvindo (é, de propósito!). Falei para alguns amigos coisas de outras pessoas só para denegrir a imagem delas. Já senti ódio mortal (biblicamente isso é o mesmo que matar, não é?). Já desejei o mal para algumas pessoas. Já desprezei outras. Já me omiti de amar. Já debochei de pessoas mais humildes só para fazer meus amigos rirem. Já neguei amizade com pessoas mais simples, chatas ou menosprezadas pelos outros só para não correr o risco de também não ser aceito. Já traí, já roubei, já menti.
E em tudo fui perdoado!
E existem algumas coisas que não perdôo!!
Aí, lendo a minha Bíblia, me defronto com esses versículos:
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:13-14)
Quando li isso, me lembrei desse outro versículo:
“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” (Mateus 6:12)
Perdoar é um ato da nossa vontade. Olhe o que afirmou Nelson Mandela sobre o que lhe fizeram seus opositores: "Não posso esquecer, mas posso perdoar."
Lembro-me de uma frase que me impressionou bastante (só não lembro quem é o autor): “Poucos teriam coragem para fazer a seguinte oração no fim do dia: Senhor, trata-me amanhã da mesma forma como tratei os outros hoje”.

Um comentário:

  1. Lembrou-me um comentário do Prof. Mohamed Abib durante sua palestra para o 1o ano de medicina (o Norberto estava presente) hoje mesmo. Ele, que é muçulmano, comentando o Alcorão disse:
    "Olho por olho, dente por dente, aquele que começa a briga tem mais culpa e aquele que perdoa tem a recompensa..."
    Achei muito sábio.

    Paz

    ResponderExcluir