quinta-feira, 13 de agosto de 2009

QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR


Diz o ditado, que se não me engano é árabe, “Deus fez o homem com duas orelhas e uma boca para ele ouvir o dobro do que fala”.
Na minha “Hora Silenciosa” de hoje, dois versículos me chamaram a atenção. O primeiro descreve a resposta de Samuel quando ele entende que era o Senhor que queria lhe falar, e não era o sacerdote Eli que o chamava:
“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.” (1 Samuel 3:10)
Hoje em dia ninguém está disposto a ouvir o que os outros teem a dizer. Como bem notou Rubem Alves, existem diversos cursos de oratória, mas nenhum de “escutatória”. Se não estamos dispostos a ouvir os outros, muito menos a Deus.
A maior parte das pessoas não quer saber o que Deus tem para lhe falar, tanto que não leem a Bíblia todo dia.
Quando uma mãe pergunta a um filho “Você está me ouvindo?”, ela está dizendo enfaticamente “Você vai fazer o que eu disse”. É possível que não queiramos ouvir porque não queremos obedecer.
O segundo versículo que me atraiu a atenção foi esse:
“Então, Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu. E disse Eli: É o SENHOR; faça o que bem lhe aprouver.” (1 Samuel 3:18)
O que o Senhor disse a Samuel foi a profecia condenatória de Eli por não ter disciplinado os filhos que eram “da pá virada”. A reação daquele sacerdote foi uma submissão conformista. Ele devia ter ouvido a Deus bem antes.
Mas, de qualquer forma, é uma frase que precisa de coragem para ser proferida sinceramente: “É o SENHOR; faça o que bem lhe aprouver”.
Tenho como meu lema a seguinte frase: “Ou do jeito de Deus, ou do jeito de Deus”. Ou fazemos como Deus quer ou arcamos com graves consequências. Creio que podemos fazer as coisas do nosso jeito, tanto é que volte e meia eu o faço e ... não preciso nem falar. Mas quando faço o que Ele fala, é uma maravilha!
PARA REFLETIR:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)
“Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Marcos 4:23)

3 comentários:

  1. Talvez a grande GRAÇA seja obedecer livremente, por Amor.
    São Basílio dizia que existe três níveis de obediência: aquela por medo do castigo (escravos), aquela pelo desejo do prêmio (mercenários) e aquela por Amor (dos filhos de Deus).
    Jesus nos mostra que a obediência à vontade de Deus é o fundamento do seu Reino (onde vigora a vontade do Pai): "Pois, desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (Jo 6, 38) e essa é a disposição totalmente contrária à desobediência de Adão: "Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos" (Rom 5, 19).
    Jesus era totalmente livre e mesmo assim fez a vontade do Pai, foi obediente até a cruz.
    A atitude positiva é conhecer a vontade de Deus e livremente realizar o seu Reino.
    Maria mostrou isso quando livremente colocou a Vontade de Deus antes da sua: "...faça-se em mim segundo a tua Palavra" (Luc 1, 38).

    "Do jeito de Deus", como você mesmo disse caro amigo, é que faremos este mundo um mundo cada vez melhor...

    Paz

    ResponderExcluir
  2. Olá, meninos.

    Concordo plenamente quanto à obediência puramente por amor a quem nos pede.
    Mas a atitude anterior à obediência é a escuta.
    Eu preciso escutar primeiro para depois saber o que fazer. E como isso é difícil! Tantas vezes somos como Marta que já quer fazer, servir, deixar tudo pronto. Este foi o tema da famosa conversa de Jesus com Marta (Lc 10, 38-42). Jesus chama a atenção de Marta não pelo serviço, mas porque ela não se colocou, primeiro, em posição de escuta, como Maria, para ouvir dele o que fazer. Geralmente, quanto nos colocamos na presença de Deus ou nos justificamos, ou pedimos, raramente, simplesmente, ouvimos...
    Realmente, Chico, temos duas orelhas e muitas vezes não usamos nem meia!!

    Um grande abraço

    Não resisto à vontade de fazer como o Venâncio:

    Escutar
    v.t. e v.i. Aplicar o ouvido para perceber, ouvir: escutar atrás da porta. / Ouvir com atenção. / Levar em conta: escutar os conselhos de um amigo. / Ceder a, obedecer: escuta teu coração.
    (Dicionário Aurélio)

    ResponderExcluir
  3. Tenho procurado ouvir e obedecer a voz de Deus, mas ainda tenho dúvidas se é voz de Deus mesmo ou se é meu sub-consciente(minhas vontade). Ciça.

    ResponderExcluir