sexta-feira, 21 de agosto de 2009

VIVENDO


A resposta mais comum que obtenho ao perguntar àquelas pessoas que querem ser voluntários ali no Serviço de Capelania do HC-UNICAMP, qual a motivação que as leva a querer desempenhar aquele trabalho, é uma grande vontade de fazer algo prático e significativo. É sair da teoria e ir para a prática.
Algumas perguntas surgem para reflexão: por que devemos ir à Igreja? Como podemos vivenciar o cristianismo sem sair da Igreja? O que e quando fazer?
Devemos ir à Igreja para sermos edificados e para nos prepararmos para sairmos e irmos cumprir nossa missão no mundo. Estudar a Bíblia é fundamental. A doutrina é como a moldura do quadro que limita, protege e realça a pintura. A pintura é a nossa história com Deus. Cada um pinta o seu quadro.
Devemos ajudar nos trabalhos internos da nossa Igreja, é claro, mas nosso ministério principal deve ser lá fora. E por fim, creio que o cristianismo deve ser vivido no gerúndio.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19-20)
O termo “ide” poderia ser traduzido por “indo”. O trabalho cristão é para ser realizado a cada momento, o tempo todo, em todos os lugares onde vamos vivendo.
Nesses tempos da pós-modernidade, que alguns ousam chamar de pós-cristianismo (!), muitos cristãos passam indiferentes por uma família de moradores de rua e chegam em casa e choram (ou vibram, enfim, ficam sensibilizados) porque a amante do galã da novela leva uma surra. A realidade acaba não existindo e o virtual vira realidade. E no domingo não faltam à Igreja.
PARA REFLETIR:
“Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.” (Lucas 10:30-37)

3 comentários:

  1. Olá pastor,
    faz tempo que não vejo o seu blog, mas é sempre bom poder ler as suas mensagens. Pois elas nos desafiam e de fato nos fazem parar para pensar e refletir.
    Lendo essa mensagem me lembrei de uma das frases de São Francisco, que nos ajuda a compreender que o Evangelho é vida:
    "Pregue sempre, quando necessário fale".

    Abraços,
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Caro Éder, bom vê-lo por aqui. E uma honra para mim. Aparece um dia lá no HC para tomarmos O CAFÉ da Célia.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pr. Xyko!
    Procuro sempre dar uma passada por aqui rs
    Realmente, eu não poderia deixar de comentar sobre esta mensagem!
    Muito verdadeira, enfim sincera. E me fez refletir a respeito de que como cristãos precisamos viver como corpo de Cristo, de maneira a nos desprendermos de meras práticas religiosas.
    Que Deus continue abençoando o senhor!
    Abraço
    Camila (amiga da Luciana da História rs)

    ResponderExcluir