segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA


Uma das coisas mais fantásticas do Cristianismo, para mim, é que na absoluta maior parte das vezes, depois de uma queda, nós temos outra chance. Isso me ocorreu hoje ao ler o versículo seguinte:
“E o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado, começou a crescer de novo.” (Juízes 16:22)
Isso é a respeito de Sansão, no episódio em que Dalila o trai e deixa que lhe cortem o cabelo (o qual era a “fonte” de sua força devido a um voto feito a Deus), e por essa razão acaba permitindo que os filisteus o prendam. Quando o cabelo começou a crescer novamente, a força sobrenatural desse herói bíblico voltou gradativamente.
Meditando sobre isso, me lembrei de Jonas. Deus lhe dá uma ordem específica, ele desobedece e tenta fugir, na fuga é jogado ao mar onde um grande peixe o engole. Das profundezas do mar esse profeta rebelde faz uma oração de arrependimento e o peixe o vomita na praia. E então “Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.” (Jonas 3:1-2) E ele foi.
Pedro, depois de negar por 3 vezes a Jesus, teve sua segunda chance com uma aparição particular do Senhor ressurreto. Quem nos conta é Paulo:
“Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras; e apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos.” (1 Coríntios 15:3-5 NTLH)
Quem tem muitíssimo interesse em nos fazer esquecer essa coisa fantástica que é o fato de quase sempre termos mais uma chance, é o Diabo. E infelizmente muitos irmãos fazem o jogo do Inimigo e nos deixam arrasados, nos acusando e nos fazendo pensar que tudo está perdido.
Falta GRAÇA.
Mas às vezes, somos nós mesmos que não nos damos uma segunda chance.

2 comentários:

  1. E como é difícil perdoar a nós mesmos... quantas vezes somos perseguidos por "fantasmas" pelas nossas vidas inteiras, arrastamos culpas (às vezes inconscientemente até) que nos tiram o sono, nos adoecem, nos levam ao "pânico"...
    Deus nos perdoa sempre, mas nós muitas vezes não temos essa misericórdia com nós mesmos (misericórdia é mais que justiça, implica em não apenas perdoar o inocente, mas o culpado também).
    Quando Jesus diz "ame o próximo como a ti mesmo" está dizendo para amarmos a nós mesmos também...
    A arca da figura para mim é uma boa imagem da Graça que nos salva por inteiro (humanidade e animalidade).

    Paz

    ResponderExcluir
  2. Certa vez, na igreja que frequento, foi pregar um pastor de outra cidade, o Ivênio dos Santos.

    Ele falou a respeito da graça e de como somos transformados por Deus, somente por Deus – visto que não temos condições de realizar boas obras / fazer a vontade de Deus por nossos esforços próprios!

    Ele comparou o processo de tornarmo-nos santos (separados para Deus) com o funcionamento de um carro. Disse que os carros mais antigos têm uma pecinha chamada giclê (é isso mesmo?!?) que, quando suja, impede o bom funcionamento do carro. No entanto, é muito simples e rápido retirá-la e limpá-la! E, ao fazer isso, pronto! O carro volta a funcionar novamente!

    Assim é na nossa caminhada com Deus: se erramos (sujamos o giclê), basta confessar (limpar o giclê), quando nos arrependermos, como escrito em I João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

    Se não fosse assim, seria impossível cumprir o mandamento que o Senhor dá em Levítico 19.2 “Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.”

    Em Lucas 17.3,4, Jesus diz: “E se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.”

    O projeto de Deus para as nossas vidas é nos tornar cada vez mais parecidos com Ele, o que pode ser percebido em todos os mandamentos. Se Jesus está dizendo para perdoarmos as pessoas, não importando quantas vezes ela peque contra nós, é porque o próprio Deus é assim conosco!

    Ele age assim porque assim é o caráter dele, marcado por misericórdia e graça! Ele é o próprio amor!

    Certa vez, ouvi de uma amiga, a Marina, que quando dizemos a Deus “Puxa, pequei de novo contra o Senhor”, Ele responde: “porque você diz 'de novo'? Que eu me lembre, essa é a primeira vez!”

    No texto “Chiclete na cruz”, o Xyko apresenta algumas definições de graça.
    Creio que quando entendemos o que significa a graça de Deus, não tem porque carregarmos sentimento de culpa! Deus é assim: a gente erra, confessa quando se arrepende, Ele perdoa!

    O rei Davi tinha consciência disso, como ele expressa no Salmo 51.16,17 “tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

    (Holocausto = sacrifícios queimados, comuns entre os judeus que viveram antes de Cristo. Contrito = profundamente arrependido).

    Ah, mas e se eu cometer o mesmo pecado 20 vezes no mesmo dia? Se você se arrepender e confessar ao Senhor, ao final de cada uma das 20, Ele perdoará!

    ESSA É A BOA NOTÍCIA, AFINAL: a possibilidade de sermos perdoados mediante o sacrifício de Jesus Cristo na cruz!!

    Isso é maravilhoso mesmo! E é isso que precisamos contar pras pessoas!! Deus nos ama, apesar de nós, e através de Cristo podemos nos relacionar com Ele e ser santo como Ele é santo!

    É como o Venâncio disse: a graça de Deus nos salva por inteiro!

    Diante disso, podemos ter paz, “tendo por certo isto mesmo, que aquele que em [nós] começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1.6)

    Gostaria de finalizar esse comentário com uma música do Jorge Camargo que gosto muito, chamada Maravilhoso amor:

    Maravilhoso amor é o amor de Deus por mim,
    que meu coração conhece,
    que perdoa e esquece;
    Eterno e sem fim...maravilhoso amor

    Maravilhoso amor é o amor de Deus por ti,
    que não mede sacrifícios,
    que não poupa benefícios;
    Eterno e sem fim...maravilhoso amor

    Maravilhoso amor é o amor de Deus por nós,
    que nos olha como santos,
    nos recebe como somos;
    Eterno e sem fim...maravilhoso amor

    ResponderExcluir