terça-feira, 4 de agosto de 2009

AINDA SOBRE A INFÂNCIA DE JESUS


Não acredito que Jesus tenha sido uma criança tão diferente das outras a ponto de as pessoas que o conheciam pensarem que Ele era o Deus encarnado. Muito pelo contrário. Veja esse trecho:
“Tendo Jesus proferido estas parábolas, retirou-se dali. E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13:53-58)
Por outro lado, Ele era agradável a todos: “Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.” (Lucas 2:52 NTLH)
Maria, a mãe de Jesus teve que lhe trocar as fraldas (de pano? Não sei.), Ele teve que aprender a falar, a andar, a ser higiênico, a ler e a escrever (Ele sabia ler: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” - Lucas 4:16)
Acho que Jesus pode ter falhado em algumas coisas, como por exemplo, errar um caminho, quebrar sem querer um prato, levar um tombo. Afinal Jesus Cristo era 100% Deus e 100% homem. E lógico, Ele não cometeu nenhum pecado: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21). Não mentiu, não roubou e não desobedeceu aos pais: “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.” (Lucas 2:51)
Especulo que Sua consciência messiânica Lhe veio gradativamente, de acordo com Sua idade e entendimento permitiam.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, quanto mais vai chegando o momento da sua Paixão, mais Jesus ora e se identifica com o Pai. Parece também mudar de planos de vez em quando. Essas situações sugerem mesmo essa tomada de consciência progressiva...
    Muitas dessas histórias da infância de Jesus que você citou vem dos evangélios apócrifos e não são totalmente confiáveis.
    Eu particularmente gosto da mensagem que Ele nos dá quando seus pais o encontram entre os doutores, após três dias: "Por que me procuráveis? Não sabeis que devo me ocupar das coisas de meu Pai?" (Luc 2, 49)
    O lugar onde se está é muito valorizado pelos judeus, representa se aquilo que se está fazendo está de acordo ou não com aquilo que se espera da pessoa:
    José (Gen 37, 13), Moisés (Ex 3, 4) e Samuel (I Sam 3, 4-10) são alguns exemplos daqueles "que estavam onde deviam estar", enquanto Adão escondeu-se e não estava onde devia quando Deus o procurou no Edem (Gen 3, 8-10).

    Paz,

    ResponderExcluir