quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A CRUZ PARA MIM


Certa tarde, lá no HC-UNICAMP, eu parei próximo a uma mureta no sexto andar, e dali pude ter uma visão interna geral do hospital. Na minha opinião o prédio é bonito, apesar de antigo. Pensei então, que pena que isso não é um hotel. Se o fosse, não teria tanto sofrimento ali dentro. É claro que teria em outro lugar, mas o que eu estava mesmo querendo é que todo aquele povo que está ali internado não sofresse.
Você pode imaginar. Cada leito um sofrimento. Eu me identifico com cada paciente. E cada um deles se transforma em um amigo, ou amiga. Partilhamos com eles, e muitas vezes junto com a família, de uma realidade muito dura.
Sofrimento, dor, morte.
No trecho em que Jesus nos revela o que aconteceu após a morte do homem rico e do mendigo Lázaro, aprendi que sofrimentos aqui na terra são compensados com consolo no Além:
“Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.” (Lucas 16:25)
E se o sofrimento for por causa de perseguição espiritual, também temos consolo no céu:
“Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mateus 5:12)
Essas verdades me animam a estar lá, levando esperança àquelas pessoas.
Mas note que estranho: apesar de sabermos disso, por falta de fé, procuramos viver como se não houvesse vida após a morte!
PARA REFLETIR:
“(Jesus) dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)
“Agora eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela.” (Colossenses 1:24 NTLH)

Um comentário:

  1. Certamente é mais um mistério a questão do sofrimento e da morte...
    Para mim Jesus foi bem claro quando disse que devemos tomar a nossa cruz... Ele certamente não gosta do sofrimento, não é masoquista (pediu até para afastar o "cálice"). Ele só quer nos dizer para ser "humanos" e aceitarmos humildemente a tal "condição humana" que é indissociável da dor, do sofrimento (afinal já nascemos chorando...) e da morte (indiscutível...). Não somos "deuses"... ao contrário do que disse a serpente a Adão e Eva, e eles acreditaram.
    O próprio Jesus, que era de condição divina, abraçou nossa humanidade com tal "paixão" que viveu o sofrimento humano ao seu extremo... para nós aprendermos, Ele nos deu o exemplo. Acredito que o que Jesus quer de nós é isso, que sejamos tão humanos a ponto de sermos naturalmente irmãos em nossa humanidade e consequentemente filhos do nosso divino Criador...
    Há quem diga que Jesus foi tão humano que por isso é Deus... dá o que pensar...

    Paz,

    PS - O próprio nome "Adão" e a palavra "humano" querem dizer "aquele feito do barro"

    ResponderExcluir