sexta-feira, 28 de agosto de 2009

É QUE EU PENSEI QUE ...


Quem me contou isso foi o próprio rapaz cujo pai passou por essa experiência. Esse moço tinha uma doença respiratória muito grande. Durante anos seu pai orou fervorosamente por sua cura, e nunca teve sua oração respondida do jeito que pedia. Depois de muito tempo Deus lhe deu não a cura, mas uma explicação. De alguma forma Deus lhe disse que queria mostrar para o “Inimigo” que ele, o pai do rapaz, continuaria firme na sua espiritualidade e no serviço cristão apesar do filho doente, o que de fato era verdade. Nunca mais pediu a cura. Um bom tempo mais tarde a doença desapareceu!
Isso o fez se lembrar da história de Jó? A mim fez. Só que Jó não teve nenhuma explicação.
Agora compare isso com esses versículos:
“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” (João 9:1-7)
Vi em um filme certa vez em que um general estava dando uma bronca em um sargento por ter ele, com seus soldados, avançado pelo lado esquerdo em um combate quando a ordem era ir pela direita. Quando o sargento tentou explicar que pensou ser ali a melhor opção, o general falou que ele, o sargento, não possuía todas as informações para pensar que podia decidir isso. Sua parte era obedecer somente.
Assim somos nós com Cristo.
PARA REFLETIR:
“De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:1-10)

3 comentários:

  1. Pastor,
    Hoje passei o dia pensando que às vezes parece que pedimos, pedimos e não somos ouvidos, e imaginei o porquê de Deus nos submeter a determinados tipos de sofrimentos, de angústias intermináveis, de dores que parecem que jamais serão curadas,a problemas insolucionáveis. Daí pedi uma resposta, tenho pedido todos os dias uma solução, uma resposta. Li a mensagem de hoje e só tenho a agradecer.
    Abraço em Cristo Jesus.
    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Você tocou de uma só vez em três grandes mistérios: merecimento, obediência e desapego...
    Desapego é o nosso grande problema neste mundo, não só desapego das coisas materiais, mas também das relações e afetividades. Nos desapegamos das coisas deste mundo para nos "apegarmos" livremente às coisas de Deus!
    Aí temos aquela sensação de que "merecemos" um prêmio (ou pelo contrário, um castigo) de Deus, pois fazemos (ou não) a vontade Dele...
    Mas Deus não pensa como nós (felizmente...), seus desígnos misteriosos (muitas vezes nós não entendemos, por isso são misteriosos), são sempre para o Bem, e isso é o grande desafio da FÉ para todos os cristãos, confiar "cegamente", pois só quem confia vai ter os olhos "tratados" pelo lodo fértil da saliva (palavra) de Jesus com a terra (condição humana) e poder vislumbrar um pouco da Luz deste mundo: o próprio Jesus...

    Paz,

    ResponderExcluir
  3. Nussa cada vez que visito esse bloq, fico impressionadaa cun tantas coisas liiindaas

    aBraços


    Débora

    ResponderExcluir