terça-feira, 18 de agosto de 2009

O CLIMA LÁ EM CASA


Conheço algumas pessoas que já me contaram terem até vergonha de levar visitas em casa por causa das brigas, discussões, implicâncias e até agressões entre os membros da família! Em alguns casos, nem a presença de gente de fora acalma os ânimos. É uma gritaria só.
Não estou me referindo àquelas briguinhas, uma ou outra, que acontecem em todas os lares; estou falando de um constante clima de “guerra” que há em algumas famílias que chega a fazer com que seus membros não tenham nem vontade de voltar para casa.
E isso seria tão fácil resolver! O amor, o verdadeiro amor é a solução.
“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30-31)
Então vamos (mais uma vez, pois nunca é demais) definir o amor.
O verdadeiro amor é, por decisão própria, nos colocarmos no lugar do outro para descobrir e satisfazer-lhe as necessidades. Todas, menos aquelas que são imorais, ilegais ou que façam mal à pessoa amada.
Esse amor pouco ou nada tem de sentimento, é ação e atitude. Essa é a razão pela qual Jesus nos manda amar nossos inimigos: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lucas 6:35) Ninguém pode ter sentimentos de prazer e alegria ao encontrar um inimigo, mas pode ter atitudes brandas e ações benéficas.
Assim pode-se resolver o problema de atrito entre maridos e esposas, sogras e noras, pais e filhos, entre irmãos, parentes, colegas, vizinhos, namorados, e por aí afora.
PARA REFLETIR:
“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” (Filipenses 2:3-5)
Por que você não pensa em fazer algo para melhorar o clima lá na sua casa?

3 comentários:

  1. olá pastor xykko .. sou o Eduardo que fiquei entre fev e março na uro do hc .. o senhor deve se lembrar de mim.. espero .. rs
    tenho visitado sempre seu blog e sido abençoado com seus textos, sobre este texto que estou comentando eu so poderia dizer que em casa a paz reina graças a Deus, o clima so ficaria quente em casa se eu tivesse algum parente bugrino .. brincadeira ne .. rs
    Estou a aguardar o momento de retornar a Unicamp pois preciso de mais uma cirurgia e logo que chegar lá solicitarei uma visita do pastor ok.. ate pq estou com saudade de um bate papo sincero e uns bons conselhos de um cristão.

    por enquanto é isso, Deus abençõe
    Até mais...Abraços

    ResponderExcluir
  2. Grças a Deus, e ao Chico que sempre serviu de mediador, na minha casa só tem briguinhas normais.Ciça.

    ResponderExcluir
  3. Lembrou-me dos meus dois filhos (Juliana de 15 e Lucas de 17 anos) que passaram pela idade da "síndrome de Caim e Abel", onde, para afirmar sua identidade e ter seu sacrifício preferido pelo "pai", um irmão quer "matar" o outro... atualmente temos tido alguma paz em casa, mas de vez em quando tem umas "recaídas". Felizmente fica nas "briguinhas".

    Paz

    ResponderExcluir