quarta-feira, 5 de agosto de 2009

OBEDIÊNCIA TARDIA É DESOBEDIÊNCIA


Essa moça que vou citar agora, tem 18 anos, é evangélica e está namorando um rapaz que não é cristão. Recentemente cheguei para ela e falei:
- Você não precisa responder o que vou lhe perguntar, mas eu tenho que lhe fazer essa pergunta. Você está longe de Deus?
- Sim, mas isso faz tempo.
- O que importa é daqui para a frente. Me responda: você quer continuar assim, longe de Deus?
Nesse ponto ela começou a chorar. Ela sabia que teria que escolher se obedecia a Deus ou não. Falei para ela pensar e me procurar depois. Até agora não o fez. Tomara que ela leia esse texto.
O maior pecado de todos é a desobediência.
Adão não precisava ter fé, pois ele se encontrava com Deus todo final de tarde. Sua tragédia aconteceu porque desobedeceu. E por que desobedeceu? Porque queria ser Deus.
Note que Jesus Cristo em todo o tempo obedeceu.
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)
Olha que interessante: enquanto o homem desobedece porque quer ser igual a Deus, o próprio Deus “se esvazia” para ser igual aos homens, e isso por obediência.
E Jesus foi tentado a desobedecer:
“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” (Hebreus 4:14-15)
Gravemos isso em nossos corações: o pecado é uma escolha. Cabe a nós decidirmos se vamos obedecer ou não.

4 comentários:

  1. O pecado é uma escolha, mas sempre usamos a desculpa que a carne é fraca, e sempre escolhemos em desobedecer.Tenho pedido diariamente ajuda de Deus para obedecer a Sua vontade.Ciça.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida obediência significa submeter-se a vontade, cumprir a vontade. Jesus ensinou-nos a obedecer a vontade de Deus, como Ele próprio fez...
    Vale apenas lembrar que obediência não é legalismo, a obediência infantil é cumprir a vontade dos pais por medo de castigo...
    Conforme crescemos passamos a usar nossa liberdade com maturidade (= autonomia). Assim, é o Espírito que passa a motivar nossas ações. O mero cumprimento da lei não é o bastante mas o Amor deve ser a principal motivação.
    "Sabemos contudo que ninguém se justifica pela prática da lei, mas somente pela fé em Jesus Cristo." (Gal 2, 16)
    "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amo." (Jo 15, 12)

    Paz

    ResponderExcluir
  3. perfeito esse texto.Deus te abencoe tremendamente

    ResponderExcluir