quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PINTANDO O SETE




“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.” (Salmos 19:1-6)
Na escola nós tínhamos acabado de estudar o Modernismo e a Semana de Arte Moderna. Na classe a professora de Português mandou que fizéssemos uma redação. Então eu fiz e entreguei o que se segue:
GERÚNDIO
Os gerânios geram gerânios no gerúndio, gerando.
Só isso. Quando entreguei, a professora ficou um tempão olhando para o papel, mas não falou nada. Na aula seguinte ela devolveu as redações, menos a minha. Quando perguntei a razão ela me disse que iria se reunir com os outros professores da matéria para avaliarem qual seria a minha nota. Tirei 10, que era a nota máxima.
O valor da arte está no quanto ela nos sensibiliza, seja pela harmonia das cores, dos sons, do movimento, das formas ou das idéias.
Agora, uma dúvida minha: por que toda arte evangélica tem que citar ou representar trechos bíblicos ou expressões do “evangeliquês”? Você conhece, por exemplo, alguma música evangélica que fale de uma grande saudade, ou de um amor perdido, ou do prazer de se comer algo gostoso, isso sem usar versículos da Bíblia?
Você já notou que o livro de Ester, no Velho Testamento não cita Deus em nenhum de seus versículos?
PARA REFLETIR:


7 comentários:

  1. O número três é perfeito, é aquele de quem se fala no discurso entre duas pessoas, é Jesus falando do Pai para nós e isso nos traz o Espírito.
    O dois é incompleto, é o binário e o digital que se arvoram perfeitos, é a serpente do Éden excluindo o Terceiro no seu discurso...
    Mas o um é absoluto, é a auto-referência, é a melhor representação de Deus ("Eu sou aquele que é..."). O mais próximo que nós podemos chegar da auto-referência é através da arte, que também é mistério, pois a verdadeira arte é a manifestação exclusiva do autor. Fora da arte, a auto-referência humana é a loucura. Louco é quem fala sozinho, mas não quem canta sozinho...
    O sete é o perfeito (três) mais o humano (quatro, dos quatro elementos...)
    Picasso disse ao analisar uma exposição de desenhos de crianças:

    "Quando eu tinha essa idade eu desenhava como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como essas crianças..."

    Caríssimo Xyko, que a criança que existe dentro de você continue a ficar cada vez mais jovem!!! E continue buscando (quer dizer, pintando) o sete...

    Paz e um abraço

    ResponderExcluir
  2. Felizes são os gerânios pq geram no gerúndio! por isso estão sempre gerando no presente e nunca cessam de gerar gerâninhos!! Até que o mundo todo fique coberto de gerânios gerando no gerúndio!!
    Essa deve ser a eternidade!! Sempre gerando e sempre gerúndio!!
    hauhauaha
    Vc é um filósofo Xyko!!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Silas, se você entende "filósofo" como amigo do saber, da ciência, eu o sou. Por outro lado eu costumo praticar uma coisa que não é muito comum hoje em dia: PENSAR. Geralmente se entende "filósofo" por "pensador". É Silas, você tem razão, eu sou um FILÓSOFO.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais Pastor!!!!!Posso colocar esse post no blog dos cristãos do IA?(aliás,até coloquei um link do seu blog!=D)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Camila. Pode colocar sim, será uma alegria para mim.
    Que Deus a abençoe em todas as cores, sons e formas.
    Xyko.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Pastor!!!=D
    já coloquei o post lá!
    www.cristaosia.blogspot.com

    ResponderExcluir