sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VEM FICAR UM POUCO COMIGO


De vez em quando, éramos crianças ainda, eu e meu irmão íamos passar a tarde na casa da Tia Xixa, para brincarmos com as nossas primas. Isso lá em Santos ainda. Quando chegava lá pelas 4 e meia tomávamos o café da tarde. Certo dia (caramba, lembro-me direitinho!) o Tio Mário tomou café conosco. Depois ficamos à mesa ainda por um tempão, conversando. A luz do sol entrava pela vidraça da cozinha e refletia no piso vermelho. Partículas de poeira, de tão leves, flutuavam, e brilhavam ao passar pelo raio de sol.
Não lembro o que conversamos, mas lembro que ficamos juntos, e isso foi extremamente gostoso.
Leia esse trecho: “Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42)
Talvez o erro de Marta tenha sido não valorizar o “ficar junto”. Para ouvir a Deus precisamos dar uma parada, fazer menos coisas e ficar mais com Ele. Muitas vezes nos envolvemos tanto com as atividades da Igreja que não temos tempo para ficar com Deus e com os outros. Muitas vezes o nosso cristianismo nos impede de viver o verdadeiro Cristianismo.
É possível cozinhar e ficar junto. Por exemplo, para fazer um bife à milanesa, enquanto um passa o bife no ovo e na farinha, o outro frita.
Só não acredito que possamos ficar junto de alguém em frente à televisão ou computador. Essas maravilhas (maravilhas quando usados sabiamente) possuem um poder hipnótico que nos desliga de tudo e de todos.
Em casa, via de regra, não se vê TV durante as refeições, e todos comemos sentados à mesa, JUNTOS.
PARA REFLETIR:
“E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.” (Lucas 24:30-31)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Bela reflexão, interessante como a TV, talvez uma das maiores invenções do ser humano, ao mesmo tempo pode ser instrumento de desagregação de famílias e fortalecimento desse individualismo consumista que assola nossa civilização. É interessante também lembrar que nenhum objeto em si mesmo tem valor moral... o que dá valor moral é o uso que fazemos dele!

    Paz

    ResponderExcluir