terça-feira, 15 de dezembro de 2009

UM VISITA GUIADA POR UMA ESTRELA



Foi tão impressionante que nunca mais esqueci. Olhar o céu numa noite sem nuvens, numa fazenda à beira da represa de Furnas, lá em Minas Gerais, isso me revelou uma quantia incrível de “estrelas” visíveis a olho nu. Deu para entender porque os homens se sentem tão atraídos a estudar os astros.
Assim como creio que Deus se revela através da natureza terrena, também o faz através da sideral:
“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. (...)” (Romanos 1:20)
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. (...)” (Salmos 19:1-4)
Estudar os corpos celestes e tentar desvendar por esse meio os planos de Deus era o intuito do povo que construiu a famosa Torre de Babel. Queriam a salvação pela astrologia.
“Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.” (Gênesis 11:1-4)
Foi uma estrela que orientou os magos (filósofos, estudiosos e cientistas da época) na sua peregrinação até encontrar o Deus que se fez homem:
“E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (Mateus 2:2)
“Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo. Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.” (Mateus 2:7-10)
Era um cometa? Uma conjunção de planetas? Um anjo cuja luz fez os magos confundirem-se e achar que era uma estrela? Um asteróide? Será que os magos só a viam à noite? Não sei, mas sei que foi algo real, sobrenatural e preciso (parou onde Jesus estava).
De qualquer forma, os judeus tinham em mente que a estrela anunciava e prefigurava o Messias: “Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete.” (Números 24:17)
Tenhamos também isso em mente.
PARA REFLETIR:
“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:12)
“Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (João 12:46)

Um comentário:

  1. Astronomia significa "lei dos astros", é o estudo do funcionamento, da fascinante ordem que existe na coexistência dos corpos celestes e que se relacionam, e muito, com os acontecimentos aqui na terra. Basta pensar na sequência do dia e noite, nas estações do ano e suas relações com o plantio dos nossos alimentos, nas marés, no clima, e assim por diante. O conhecimento da astronomia sempre fascinou e deu poder de prever acontecimentos ao homem. Essa influência é tão importante que, por outro lado, a astrologia ("estudo" dos astros simplesmente) tenta prever também as influências dos fenômenos celestes sobre a vida particular dos homens, para além de sua liberdade. Hoje em dia chega ao extremo reducionismo das previsões do horóscopo, que tende a parecer uma pretensão ridícula para muitos de nós... mas é a busca da perfeição, da ordem dos corpos celestes aqui para nossa caótica vida na terra.
    Ora, a estrela de Belém foi o acontecimento astronômico e astrológico mais importante da história, e a grande lição foi postura de humildade dos reis magos. Ao contrário de Babel, colocaram sua liberdade a serviço e a caminho da busca de sentido (só busca sentido quem se entende a caminho).
    E seus olhos se abriram e descobriram que era o menininho do presépio que dava o brilho maravilhosos da estrela que perseguiram por tanto tempo...

    Paz,

    ResponderExcluir