terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SIM, OBRIGADO



Há muito mais consciência e expectativa de gratidão no coração de quem faz um benefício do que no de quem o recebe. Quem faz algo pelo outro esperando receber algo em troca também está errado. Na maior parte das vezes, o pensamento de quem recebe um benefício é de que, o que foi feito não foi nada a mais do que a obrigação de quem o fez. E está certo, mas isso não exclui a obrigação da gratidão.
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Ts 5:18)
Mais do que uma simples questão de educação, isso tudo nos revela nossa postura diante dos outros.
“Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me dêem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.” (Filipenses 2:1-4 NTLH)
Isso se torna mais complicado quando percebemos que não é só com as pessoas que agimos com ingratidão, mas também para com Deus.
PARA REFLETIR:
“Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?” (Lucas 17:17)

2 comentários:

  1. Muito bom texto!
    Realmente temos que dar "GRAÇAS" em tudo.
    Ciça.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Infelizmente, temos o mau hábito de responder "obrigado", que quer dizer exatamente "estou me obrigando a retribuir o que me foi feito", "estou em dívida"... certamente o melhor seria "agradecido", que significa que estou feliz por ter recebido essa "graça", onde não aparece a mentalidade do "toma lá, dá cá"...

    Paz,

    ResponderExcluir