segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ENCONTROS



Devo sempre buscar a Deus simplesmente para ter um encontro com Ele, e não para obter bençãos. O que eu quero dizer com “encontro” não é algo casual, acidental. É o resultado de uma busca (ou em certas ocasiões, uma espera) consciente, querida, persistente. Por amor.
“Buscai, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).
Lembrei-me agora de uma paciente do HC-UNICAMP, Dona Antonieta, 76 anos, que há um bom tempo passado estava ali internada. Todo dia ela punha uma cadeira na porta do seu quarto e ficava me esperando para conversarmos. Se me atrasasse 5 minutos eu levava bronca. Eu também gostava muito de estar com ela, para compartilharmos nossas vidas e falarmos de Deus. Gostávamos de ficar juntos, era um encontro para vivenciarmos o amor cristão. E ambos ansiávamos por esse encontro e o buscávamos. Ou o esperávamos.
É o que Deus quer de nós.
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)
A maior parte das pessoas cristãs que convivo confessa ter grandes dificuldades para ler a sua Bíblia diariamente. É que seu devocional acaba sendo um tempo de estudo bíblico bem acadêmico, e nem todo mundo gosta de estudar. Não é um momento a sós com nosso maravilhoso Deus. Acaba sendo a realização de uma enfadonha tarefa, e não um encontro de amor. Ou então as pessoas O procuram como se Deus fosse um gênio da lâmpada para satisfazer nossos desejos.
Ah, antes que eu me esqueça, tenho um recado para você: Deus quer ter um encontro com você.
“Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” (Tiago 4:5)

Um comentário:

  1. Acredito que bem lá no fundo é uma violência contra si mesmo ficar longe de Deus...
    Quando tomamos consciência de nossa condição humana incompleta e imperfeita, não há outra saída a não ser buscar o Absoluto com todo o coração. Como um rio que corre para o mar, a gente pode até represar, mas um dia a represa estoura, não tem jeito...

    "Quão tarde eu te encontrei, ó meu Deus. Inquieto estava meu coração enquanto não descansou em Vós”. Agostinho de Hipona

    "Minha alma tem sede, sede do Deus vivo. Quando enfim irei contemplar a face de meu Deus?" Sal. 41, 3


    Muita Paz,

    ResponderExcluir