quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

UM TRIÂNGULO CADA VEZ MENOR


Aí onde você está deve ter, ou à sua frente, ou ao lado, uma parede sem nada nela pendurado, nem quadro, nem crucifixo, nem calendário. Não precisa ser a parede inteira, pode ser só uma parte. Pois bem. Desenhe mentalmente nessa parede um triângulo com os 3 lados iguais. Agora, ainda mentalmente, escreva a palavra DEUS no ângulo superior. Assim mesmo, com letras maiúsculas. No ângulo inferior esquerdo, escreva, também mentalmente, a palavra EU. E no ângulo inferior direito escreva, isso mesmo, mentalmente, a palavra OUTRO. Isso feito, vamos ao exercício de reflexão de hoje.
Note que, sem sair do triângulo, se você aproximar concomitantemente o EU e o OUTRO de DEUS, mais próximos os 3 ficam. Quanto mais próximos de DEUS mais próximo ambos estarão um do outro! O fim será os três serem um!
“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” (João 17:20-23)
Como estar mais próximo do meu próximo? Isso vai acontecer na medida em que, juntos, nos aproximamos de Deus.
Não se esqueça de, mentalmente, apagar o que você escreveu na parede.
Sugestão: antes de apagar, escreva isso numa parede do seu coração.

Um comentário:

  1. Interessante que o triângulo é a mais simples figura geométrica (junto com o círculo) que consegue ter conteúdo...
    O três define (dá fim, limita, dá identidade) todos os conceitos. Não existe língua com apenas duas pessoas, todas tem o "eu", o "tu" e o "ele". O "ele" (o terceiro) é a referência externa ao discurso que o define...
    Nossa identidade e estrutura mental (e sanidade também) se dá nessa dinâmica: o "eu" e o "tu" conversam sobre o "ele" (lembra do "Wilson" do filme "O náufrago"...).
    O "ele" é o pano de fundo, é a moldura do quadro que é a nossa vida.
    Quando converso com Deus, o outro é a referência, quando converso com o outro, Deus é a referência...
    Devemos nos lembrar que não dá para conversar com a gente mesmo (quem fala consigo mesmo é considerado "louco", é a auto-referência, o círculo), a única saída é a arte, pois cantar sozinho não somente é aceitável como também bastante recomendável...


    Paz,

    ResponderExcluir