terça-feira, 5 de janeiro de 2010

OLHARES



Lembro-me de uma ocasião em que uma moça me garantiu que iria namorar um rapaz que ela acabara de conhecer. Desconfiado, eu lhe perguntei como, e ela me respondeu: “Você ainda não ouviu falar do meu olhar?”. E em menos de uma semana estavam namorando. Aquele relacionamento foi um desastre.
Estou contando isso para nos lembrarmos da força que tem um olhar. Jó sabia disso: “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jó 31:1)
Note o que Jesus falou:
“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23)
E mais:
“Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” (Mateus 18:9)
Não existe só um tipo de olhar. Ele pode ser de sedução, reciprocidade, reprovação, cumplicidade, rejeição, amor, ódio, simpatia, antipatia, empatia, gratidão, amizade, consentimento, indiferença e muitos outros. O pior de todos, para mim, é o de indiferença. O melhor? O de amor correspondido.
Visto isso, deixe-me compartilhar um versículo que mexe com a minha imaginação:
“Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.” (Lucas 22:61)
Pedro acabara de negar que conhecia o Senhor, isso pela terceira vez, e Jesus o olha fixamente! Como será que foi esse olhar? Com certeza não foi um olhar que dizia (é isso mesmo, dizemos muito coisa só com um olhar!): “Eu avisei”. Não, não foi assim. Eu olharia assim, mas Jesus não. A Denise acha que foi o mesmo olhar que Ele nos lança quando pecamos, pois todo pecado é um “negar a Cristo”, ou seja, voltar-Lhe as costas. Acredito que podemos definir tal olhar como cheio de compaixão, que é sentir a dor que um mal causa em uma outra pessoa.
Ainda volto outro dia nesse tema, mas quero agora finalizar ressaltando que, ontem e hoje o olhar de Cristo é como será no futuro, ou seja, purificador, como mostra esse versículo:
“A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;” (Apocalipse 1:14)
Para onde você tem olhado?
Como você tem olhado para as pessoas?
Como Jesus Cristo tem olhado para você?

2 comentários:

  1. Caríssimo, gosto de pensar no olhar como uma poderosa forma de comunicação (comum + ação, é sempre um fenômeno ativo), pois ele manisfesta nossa intenção, aquilo que vai no coração. É uma maneira de comunicar o exterior com o interior ("os olhos são o espelho da alma")...
    Agora imaginar o olhar de Jesus é um exercício bastante emocionante... eles são a fonte infinita da Misericórdia.
    Faz-me lembrar uma música chamada "A barca":

    "Senhor, tu me olhastes nos olhos e a sorrir, pronunciastes meu nome..."

    Espero que um dia tenhamos todos esse privilégio!!!


    Paz,

    ResponderExcluir
  2. Oi Xiko,

    Tenho atentado para o meu olhar, e as pessoas que mais me irritam, são essas, o meu alvo, eu tenho um olhar desprezível, e é esse olhar que mais me incomoda, e sobre essas pessoas quando eu olho eu já pequei e volto meus olhos na cruz, o mais depressa possível e penso na graça, no amor de Deus, e como Ele fica triste comigo, então meu olhar muda, meu coração muda, mas eu chego a pecar, só com o olhar...ai prefiro que Deus vai trabalhando em mim. Díficil, pra mim, fácil pra Ele, eu sou barro, Ele sabe bem...um abraço

    Renata

    ResponderExcluir