sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SE FOSSE COBRA ME MORDERIA


Já faz um bom tempinho que isso aconteceu. Saí da sala que uso para estudar aqui na minha Igreja e fui tentar ver um Teiú. Os Teiús são lagartos de grande porte, e aqui eu já vi um com pouco mais de 1 metro de comprimento, contando o rabo, é claro. Fui até o lugar onde sei que eles de vez em quando ficam tomando sol. Olha daqui, olha dali, e nada. De repente, vejo a menos de 2 passos de mim um desses répteis, dos grandes, parado e olhando para mim. Que susto! Ele estava pertinho de mim e eu não o tinha visto.
Não sei quanto a você, mas isso sempre acontece comigo, as coisas estão na minha frente e não consigo enxergar. Aconteceu (e de vez em quando ainda acontece) de Deus estar na minha frente, não visível é claro, mas claramente perceptível, e eu não ver. Demorou para eu conseguir vê-Lo! Acho que foi mais ou menos o que aconteceu com Jó:
“Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42:1-5)
Tenho um amigo que acredita que o cristianismo é 100% razão. Temo que para ele cristianismo seja apenas uma idéia. Uma excelente idéia, mas apenas uma idéia. Cristianismo é relacionamento com o Deus vivo, invisível, porém um ser real. É impossível qualquer contato com Deus desprovido de sentimentos.
Não desprezo os estudos bíblicos, são eles que me abrem os olhos do coração, principalmente os evangelhos:
“Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:8-9)
Ontem mesmo contei para a Célia, minha amiga Celinha, que eu havia visto um pastor pentecostal orando por um paciente, declarando que rejeitava aquela enfermidade e determinando que Deus fizesse a cura. O comentário da Célia foi certeiro e incisivo: “Esse homem não conhece a Deus”. Concordo plenamente. Acho que ele nunca viu a Deus. E pensar na imensidão de pessoas assim!
“Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mateus 7:22-23)
Hoje, já maduro, não me importo se Deus vai responder ou não minhas orações. Me basta saber que Ele me ouve, mesmo que não O veja.

Um comentário:

  1. Enquanto ficarmos adicionando desejos e mais desejos ao oceano de nossas carências, nossa atenção dificilmente se voltará ao simples, nossa visão permanecerá nebulosa e não teremos luz suficiente para encontrar Deus sequer num cantinho do nosso coração...
    Nem os teiús no nosso caminho nós somos capazes de ver...


    Paz,

    ResponderExcluir