terça-feira, 13 de julho de 2010

O OUTRO OU VOCÊ, DECIDA

Quando decidimos ser altruístas, surgem as mais belas situações, onde as cores nos parecem mais vivas, os perfumes se nos apresentam mais sublimes, experimentamos toda sorte dos sentimentos mais nobres, desfrutamos de sensações as mais agradáveis e usufruímos da mais completa satisfação.
Por outro lado, quando decidimos ser egoístas, muita coisa ruim acontece conosco. Tudo perde a vivacidade, as coisas nos cheiram mal, brotam como erva daninha a amargura, o medo, a ansiedade e a tristeza. Tudo nos incomoda. Por fim, instala-se em nosso coração a frustração.
Mas tudo começa numa bifurcação da vida que é anterior a essa aí de cima. É quando, em uma determinada fase da nossa existência temos que optar ou pela compaixão ou pela auto-compaixão. Compaixão é participar emocional praticamente dos males e sofrimentos dos outros. Auto-compaixão é ter pena e dó de nós mesmos.
Quem é o alvo do seu amor, o outro ou você? Decida.
“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” (Filipenses 2:3-4)

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Lembro-me sempre do "amar a Deus ao próximo e a si mesmo"... temos também que amar a nós mesmos, por isso a palavra "auto-estima"... temos que estar bem conosco mesmos...
    O difícil é manter o "ego" no seu devido tamanho e conseguir direcionar nossa energia também para o "alter"... nessa hora só a graça de Deus ("amar a Deus"...) pode trazer o equilíbrio.


    Paz,

    ResponderExcluir