quarta-feira, 7 de julho de 2010

UMBIGO

José, filho de Jacó, estava preso numa cadeia por algo que não fez. Note: numa cadeia! Se as cadeias hoje são inimaginavelmente terríveis, muito mais naquele tempo.
Mas mesmo assim José teve a sensibilidade suficiente para perceber o semblante abatido de tristeza de dois prisioneiros que com ele ali estavam. Eram 2 oficiais do faraó que tinham tido um sonho cada um e estavam aflitos por não saber interpretá-los.
“Vindo José, pela manhã, viu-os, e eis que estavam turbados. Então, perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa do seu senhor: Por que tendes, hoje, triste o semblante?” (Gênesis 40:6-7)
Observe que José não estava focado na sua própria situação e nos problemas decorrentes da mesma. Não ficou olhando só para o próprio umbigo. Tinha olhos para os problemas dos outros.
Você já deve ter conversado com alguém que está passando por algum problema (por exemplo uma doença, ou cirurgia, ou perda) e que não fala de outra coisa a não ser o que a afligi. É muito chata uma pessoa assim, coitada.
Aprendi que há 3 níveis de conversação (e aqui quero que você se lembre de que “a boca fala do que está cheio o coração” - Mateus 12:34):
No primeiro nível, o mais elevado, falasse sobre idéias.
No nível médio comentasse sobre eventos.
No mais baixo a conversa se concentra na vida pessoal dos outros.
Mas eu acredito que há um nível mais baixo ainda, que é a pessoa que só fala de si mesma. No seu coração os outros não são importantes.
Devemos focar nossa mente primeiro em Deus e depois nos outros:
“Amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.” (Marcos 12:33)

Um comentário:

  1. É isso aí, muito interessante caríssimo,

    Eu vejo como conversa de sábio, de pessoa inteligente, de pessoa vulgar e de narcisista.
    Quando conversamos com alguém sabemos direitinho classificá-lo nessa escala...
    E nós, em que nível estamos? Ótima meditação.


    Paz,

    ResponderExcluir