segunda-feira, 5 de julho de 2010

VOCÊ ME AMA MESMO?

Nós visitávamos regularmente o pai do José Carlos, que chamamos de Zezinho. Ele e a mulher tinham AIDS e contaminaram o filho. Os pais morreram e o Zezinho ficou aos cuidados da avó. Hoje ele está com 16 anos. Por ser soropositivo, volta e meia ele fica internado. Entretanto, me deixou surpreso quando fiquei sabendo que ele estava internado na PSIQUIATRIA.
Fui visitá-lo sem saber o motivo de ele estar ali. Quando entrei naquela enfermaria, me informaram que ele estava dormindo mas que eu poderia, e deveria, acordá-lo pois ele dormia demais, talvez como uma fuga.
Os quartos da PSIQUIATRIA são desprovidos de qualquer coisa supérflua, só com uma cama e um criado-mudo. Acordei o Zezinho e ficamos conversando. Num certo momento ele apontou para o criado-mudo onde uma Bíblia estava aberta (isso mesmo, no Salmo 91) e me perguntou “Lembra quem me deu essa Bíblia?”. Claro que eu lembrava que fora eu quem lhe deu aquele exemplar quando ele ainda era criança.
Só fui saber o motivo daquela sua internação no dia seguinte: o José Carlos, de apenas 16 anos, está viciado em CRACK.
Quando eu soube, me passou pela cabeça que era uma forma lenta de fugir de seu mundo desestruturado, com um futuro sombrio e que lhe traria a morte, ou seja, uma forma de suicídio. Mas, e a Bíblia ali do lado? As Escrituras mesmo nos garantem que a felicidade superlativa e o prazer se encontram nas próprias Palavras de Deus:
“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.” (Salmos 1:1-2 NTLH)
A Bíblia para o Zezinho está ali, à disposição, mas ele escolheu o CRACK. Por que?
Veja esse outro trecho:
“Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou: —O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar. Aí o Senhor respondeu: —Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.” (Lucas 10:38-42 NTLH)
Repare que Maria escolheu ficar ouvindo os ensinamentos de Jesus. Toda escolha implica numa perda. Se escolhermos a pior parte, é porque amamos mais aquilo que optamos ter.
Quando abro minhas mensagens eletrônicas, quero ver primeiro as que as pessoas que amo me enviaram, primeiro as da Denise, depois as da Cíntia e vai por aí. Isso porque as amo.
Por que o Zezinho não leu sua Bíblia? Por que nós não a lemos?
Quase posso ver Deus perguntando ao José Carlos e a cada um de nós: “VOCÊ ME AMA MESMO?”.

Um comentário:

  1. Caríssimo, muito interessante reflexão.

    Não sei, mas tenho uma tendência a acreditar que nossas escolhas dependem também das alternativas que se apresentam...
    Chego a duvidar que alguém que escolha o crack a qualquer outra coisa, realmente é autônomo em sua escolha. Quais outras alternativas se apresentavam... a droga é mesmo uma forma de suicídio, só muda a dose, e quem decide se suicidar está plenamente livre em sua escolha??? Não sei...
    Quais perspectivas tinha o Zezinho, como estava sua auto-estima, sua auto-imagem, será que ele tem idéia do que é Amor, será que sabe que pode amar alguém, amar a Deus??? Teria o Zezinho recursos para lidar com tudo isso???
    Acho muito díficeis essas respostas...


    Paz,

    ResponderExcluir