quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A PAUSA

Não entendo nada de música, mas alguém que entende me contou que a pausa em uma melodia, é fundamental para a harmonia da mesma. Ora, a harmonia é que faz algo ser belo, então posso concluir que a pausa é um dos principais ingredientes para se compor uma bela música.
Podemos transpor esse fato para a nossa própria vida. Para termos uma vida cheia de harmonia e portanto, bonita, devemos fazer umas pausas no meio dos muitos afazeres que temos. Essas pausas são para nos dedicarmos a cultivar nosso relacionamento íntimo com Deus.
Observe esse trecho:
“À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. Toda a cidade estava reunida à porta. E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era. Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam. Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam. Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. Então, foi por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios.” (Marcos 1:32-39)
O próprio Senhor Jesus fazia essas pausas!
Podemos não perceber mas, uma vida cheia de correria sem pausa gera stress, doenças, irritabilidade, mau humor e muitos outros males. Um comentário só de passagem: você já notou que o mau humor é mais contagiante do que o bom humor?
O grande risco que corremos é achar que na pausa não há vida, da mesma forma que podemos achar que na pausa não há música. A verdade é que a pausa faz parte da melodia tanto quanto nossas paradas para oração fazem parte da nossa vida.
Uma última observação: se não paramos, Deus nos pára.

3 comentários:

  1. Pastor, é para isso que temos o Dia do Senhor, o DOMINGO. O senhor se esqueceu de dizer isso.
    Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Xyko, belo comentário.

    Interessante que é na pausa da música que vem a INSPIRAÇÃO...
    Nos momentos de som executa-se a música, faz-se expiração.
    No silêncio se cria, depois se executa. No silêncio se busca o Criador... o próprio Jesus orava em silêncio, como você mesmo lembrou.
    Aliás a palavra música vem de MUSA, entidade mitólogica "inspiradora" da criação artística ou científica. Os gregos antigos acreditavam que havia nove musas, duas para música. A palavra museu também tem a mesma origem.

    Muita Paz

    ResponderExcluir
  3. Prezado Venâncio, não concordo com a ocupação desse espaço cristão com a divulgação desses falsos deuses da mitologia. Em vez de trazer crescimento espiritual, isso pode levar à idolatria.
    Leia mais a Bíblia, pois a "BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO".
    Com todo o respeito, Ezequiel.

    ResponderExcluir